Município de Esposende cede terreno para nova creche do Centro Social da Paróquia de Curvos

03 Mar

O Município de Esposende vai ceder um terreno ao Centro Social da Paróquia de Curvos com vista à construção de novas instalações da creche.

Atualmente, esta valência funciona num edifício antigo, não correspondendo às efetivas e reais necessidades da população, pelo que se torna necessária a criação de novas instalações para a melhoria dos serviços prestados no âmbito desta resposta social da instituição.

Assim, e dispondo a Câmara Municipal de um prédio rústico, sito no Sítio da Senra, em Curvos, com a área total de 3 600 metros quadrados, a autarquia deliberou, em reunião de Câmara e por unanimidade, celebrar um contrato de comodato, que vigorará por um período de 25 anos e que poderá ser prorrogado por sucessivos períodos de cinco anos.

Por esta via, o Centro Social da Paróquia de Curvos poderá avançar com a construção da nova creche, assumindo os encargos da construção e demais custos decorrentes da obra.

Este apoio insere-se na política social do Município e enquadra-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Educação de Qualidade (ODS 4), Reduzir as desigualdades (ODS 10) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17). Com efeito, o Município tem assumido um papel interventivo no apoio às entidades que desenvolvem atividades promotoras e valorizadoras da educação, que se assumem como auxiliares inestimáveis e determinantes na promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população.

Neste contexto e atendendo às respostas sociais prestadas pelo Centro Social da Paróquia de Curvos, a instituição desempenha um papel preponderante na promoção e organização de atividades sociais, educativas e culturais, que contribuem para a divulgação da cultura e património local, desempenhando uma função educacional e social de relevo para o desenvolvimento comunitário.