Centenário de José Saramago celebrado na Semana da Leitura de Esposende

11 Fev

jlpeixoto

O Município de Esposende promove, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, a iniciativa Catraia de Livros - Semana da Leitura. A edição deste ano será dedicada ao Centenário de José Saramago, reunindo escritores, encenadores e músicos que revisitam o universo do Prémio Nobel da Literatura 1998. As atividades são dinamizadas pela Rede de Bibliotecas Escolares do Concelho de Esposende, da qual faz parte a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
Sendo a Catraia uma embarcação tradicional, esta Catraia de Livros pretende aliar a tradição piscatória de Esposende à cultura, aos livros e aos leitores. Embarcam nesta viagem os alunos das escolas do concelho, na companhia de escritores como José Luís Peixoto ou Pedro Pestana e João Pena, que apresentam novos livros em Esposende. O programa sugere, todos os dias, a Hora do Conto, Festivais de Bolso e uma Feira do Livro permanente, mas o universo do escritor de “Jangada de Pedra” será revisitado através de bailado, sessões de escrita criativa e de ilustração, canto e declamação, palestras e debates.
Esta iniciativa concretiza, ainda, um verdadeiro trabalho em rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos entre os dois Agrupamentos de Escolas (António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira), Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, Escola Profissional de Esposende e Escola de Música de Esposende e, ainda, a Comunidade AMAReMAR.
No dia 20 de fevereiro, pelas 16 horas, o Fórum Municipal António Rodrigues Sampaio acolhe o concerto de abertura da Semana da Leitura, com “Serenatas ao entardecer”, pelo Quinteto de Cordas da Costa Atlântica. Às 17 horas, no Largo Dr. Fonseca Lima, abre a Tenda da Feira do Livro, em cerimónia que marca o início da Semana da Leitura e na qual participam o Presidente da Câmara de Esposende, Benjamim Pereira, e Carla Gandra, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares.
Esta cerimónia de abertura será complementada com duas performances: “O silêncio da água”, interpretado pelo A. E. António Rodrigues Sampaio e “A maior flor do mundo”, numa interpretação do A. E. António Correia de Oliveira. Nas manhãs dos dias 21 e 22 de fevereiro, a Hora do Conto segue, no Auditório Municipal, “Pelas páginas de Saramago”, com Rui Ramos.
Um peddy-paper “À descoberta de Saramago”, com dinamização de Ulisses Mota e Fernanda Vilarinho, da Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, envolve os alunos na tarde do dia 21. À noite, a Escola Profissional de Esposende apresenta a dramatização da obra “Memorial do Convento”, pelas 21 horas, no Auditório Municipal.
No dia 22, Rachel Caiano promove a sessão de ilustração “O que é uma cara?”, envolvendo os alunos dos agrupamentos de escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira. Na Tenda da Feira do Livro, pelas 11 horas, promove-se o encontro com a escritora Raquel Ramos. No mesmo dia, pelas 21 horas, realiza-se o concerto “Um livro, uma viagem”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com direção de Helena Venda Lima e declamação de Agostinho Teixeira.
O dia 23 de fevereiro começa com a Hora do Conto, em que Inácia Cruz lê “Pescador de memórias” e, à tarde, o Fórum Municipal António Rodrigues Sampaio acolhe a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. Às 21 horas, o Auditório Municipal recebe a performance “Stand-up Poetry”, por Paulo Condessa.
A sessão de escrita criativa “Em busca da maior flor do mundo: percursos de escrita criadora”, orientado por Lúcia Barros, da Escola Superior de Educação do IPVC, decorre na Casa da Juventude, no dia 24. Rui Ramos anima a Hora do Conto, seguindo “Pelas páginas de Saramago”, no Auditório Municipal.
Às 21 horas, a Tenda da Feira do Livro recebe o escritor José Luís Peixoto (Prémio José Saramago em 2001), numa conversa moderada por Maranhão Peixoto.
No dia 25 de fevereiro, Inácia Cruz anima a Hora do Conto, com “Pescador de memórias” e Ulisses Mota e Fernanda Vilarinho, da Escola Secundária com 3º ciclo Henrique Medina, dinamizam o peddy-paper “À descoberta de Saramago”. Às 21 horas, Cândido de Oliveira Martins, professor na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica de Braga, protagoniza a conferência “José Saramago, o escritor comprometido e a História”.
No dia 26 de fevereiro, pela manhã, a Tenda da Feira do Livro acolhe a animação infantil promovida pela Escola Profissional de Esposende, onde mais tarde acontece outra Hora do Conto, com “Papinhas de Mimos para bebés curiosos”, por Cândida da Luz. O dia encerra com a criação de Nélia Pinheiro para a Companhia de Dança Contemporânea de Évora da obra de Saramago “Ensaio sobre a Cegueira”, no Auditório Municipal.
Às 11 horas do dia 27, um espetáculo musical serve de mote à apresentação do livro “Histórias do João Balão”, de Pedro Pestana e, às 17 horas, será apresentado o livro de poesia “O tabagista só”, de João Pena, com moderação de Albino Penteado Neiva e declamação Miguel Bandeira, com acompanhamento ao piano de Nuno Areia.
Ao final da tarde, a Escola de Música apresenta, todos os dias, pequenos apontamentos musicais na Tenda da Feira do Livro.
O Município de Esposende promove este conjunto de iniciativas num contexto do seu compromisso com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS) das Nações Unidas.
Todo o programa pode ser consultado em: https://www.municipio.esposende.pt/pages/1026?event_id=1325