Município de Esposende vai atribuir até 40 Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

08 Fev

De acordo com proposta aprovada, em reunião do executivo e por unanimidade, o Município de Esposende vai atribuir, no presente ano letivo, até 40 Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior oriundos de estratos sociais desfavorecidos.

A medida, que poderá corresponde a um investimento de 24 mil euros - cada bolsa tem o valor nominal de 600 euros, constitui-se como um importante contributo para que estes jovens possam obter formação académica de nível superior, atendendo às dificuldades que algumas famílias enfrentam.

A atribuição de bolsas de estudo enquadra-se nas políticas educativa e social da Câmara Municipal e visa também o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere à igualdade de oportunidades, erradicação da pobreza e educação de qualidade, áreas a que a que o Município tem atribuído especial atenção.

As candidaturas deverão ser apresentadas ao longo do mês de março, sendo que o regulamento e o formulário de candidatura estarão disponíveis no Portal do Município, em www.municipio.esposende.pt, na área “Balcão Virtual”. A candidatura, devidamente instruída com os documentos exigidos, deverá ser apresentada no Serviço de Atendimento Personalizado da Câmara Municipal.

De acordo com o regulamento, os bolseiros irão desenvolver trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas, uma experiência que os beneficiários têm considerado muito positiva e bastante enriquecedora, na medida em que lhes possibilita um primeiro contacto com o mundo laboral e, em muitos dos casos, com a sua área de formação.