Município de Esposende disponibiliza Plataforma Interativa de Aprendizagem “Ensinar e Aprender Português”

11 Dez

No âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), o Município de Esposende, em articulação com a CIM Cávado, deu continuidade no presente ano letivo ao recurso tecnológico “Ensinar e Aprender Português” (EAP), que abrange 15 turmas do 1º ciclo do ensino básico e cerca de 270 alunos. Trata-se de um recurso educativo estruturado e inovador, tendo por base o uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, para o ensino/aprendizagem da leitura e escrita no 1º ciclo do ensino básico e potenciando o trabalho com alunos que apresentam maiores dificuldades nestas áreas.

O EAP, desenvolvido sob a coordenação científica de Fernanda Leopoldina Viana (Centro de Investigação em Estudos da Criança) e Iolanda Ribeiro (Centro de Investigação em Psicologia) da Universidade do Minho, tem como parceiros o Plano Nacional de Leitura e o Programa Nacional para a Promoção do Sucesso Escolar.

Este recurso disponibiliza conteúdos para o ensino do Português (consciência fonológica, ensino das regras de correspondência grafema-fonema, compreensão oral, compreensão da leitura, fluência de leitura, ortografia, gramática, produção textual e educação literária), operacionalizados através de vídeos, atividades multimédia, ferramentas digitais, entre outros. Atende ao currículo do Português neste nível de ensino, aos princípios que enquadram os modelos multinível consagrados no Decreto-Lei n.º 54, de 8 de julho, e aos resultados da investigação científica sobre o ensino da leitura e da escrita e sobre a intervenção ao nível das dificuldades nestas competências.

Este recurso tecnológico propõe-se adaptar aos ritmos de aprendizagem de cada aluno e faculta dados de monitorização acerca do seu percurso e do seu progresso. Ao professor, permite definir a sequência do ensino, apoiado por atividades multimédia, ferramentas digitais e interativas. Ao aluno proporciona tutoria virtual, que lhe permite desenvolver conhecimento e avançar na aprendizagem de forma autónoma e diferenciada, na escola ou em contexto familiar.

Tendo sido já realizadas ações de apresentação junto dos docentes do 1º CEB, será promovida a realização de sessões de divulgação deste recurso educativo aos encarregados de educação das turmas integradas no Projeto, identificadas pelas direções dos Agrupamentos de Escolas.

Estas sessões, dinamizadas pela equipa técnica da Lusoinfo Multimédia, empresa responsável pela gestão da plataforma e formação, serão realizadas nos próximos dias 14 de dezembro, às 21h00, e 16 de dezembro, às 19h00, com a duração, cada uma, de 60 minutos. A participação nas sessões é gratuita, tendo os encarregados de educação de formalizar a sua inscrição e a opção pelo dia pretendido no seguinte formulário https://lusoinfo.com/sessaoCIMCavado.

O diálogo, a comunicação contínua e em proximidade com todos os agentes educativos, mantem-se como uma das estratégias essenciais do município, no sentido de colaborar com as escolas, encontrando respostas para as necessidades e situações emergentes e definindo novas metodologias para intervir com os alunos e as famílias, contribuindo para a promoção de um ensino de qualidade e para a melhoria das aprendizagens dos alunos, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.