Município de Esposende entra na fase final da remoção do amianto nas escolas

09 Ago

Foi hoje assinado o auto de consignação, para a remoção das coberturas em amianto na Escola Básica de Forjães. Depois de ter procedido a idênticos trabalhos nos edifícios que são da sua responsabilidade, o Município de Esposende prossegue com o Plano de Requalificação e de Beneficiação do parque escolar, processo que contempla, a breve prazo, intervenções nas escolas básicas António Correia de Oliveira e de Apúlia. No total, no processo de remoção de amianto, o Município de Esposende já investiu perto de um milhão de euros.
O valor investido pelo Município de Esposende, desde 2015, na substituição da cobertura nas escolas Básicas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, ronda os 250 mil euros, valor ao qual acresce aquele investido na Secundária Henrique Medina, em trabalhos de remoção deste material e que se fixa em 209 mil euros, bem como o valor da remoção da cobertura da EB do Facho integrado na empreitada que se encontra em fase de conclusão.
Nos trabalhos a realizar nas escolas básicas António Correia de Oliveira, de Apúlia e de Forjães serão investidos cerca de 450 mil euros, despesa que será suportada, a 100%, pelos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, financiada pela Área Governativa da Coesão Territorial, conforme medida adotada pelo Governo, em junho de 2020. Resta esclarecer algumas dúvidas quanto à forma de financiar os trabalhos complementares à execução desta medida.
Esta ação segue a colaboração já iniciada com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, tendo realizado o mapeamento dos edifícios que necessitam intervenção.

A remoção do amianto, na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende, tem um prazo de execução de 90 dias, enquanto que idênticos trabalhos, na Escola Básica de Forjães, têm um prazo de execução de 81 dias. Relativamente à Escola Básica de Apúlia, o processo encontra-se em fase de assinatura do contrato e o prazo de execução é de 80 dias.
A remoção do amianto das coberturas e a melhoria global das condições das escolas enquadra-se nas novas exigências do ensino e de segurança da comunidade escolar e enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.