Município de Esposende adere ao projeto Juntos de Férias 2021

juntosFerias1
A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, aderiu ao projeto Juntos de Férias 2021, que se desenvolve através da aplicação Desafios LER+ e destina-se a jovens entre os 10 e os 15 anos.
Iniciado nas férias de Verão de 2019, o "Juntos de Férias" é um projeto de parceria entre a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e o Plano Nacional de Leitura - Concursos, que tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura.
O projeto desenvolve-se a partir da leitura de um conjunto de livros selecionados pelo Plano Nacional de Leitura 2027, associados a uma aplicação específica, a aplicação «Desafios LeR+», que disponibiliza jogos relacionados com os livros recomendados. Obtendo a pontuação máxima, os jovens participantes podem inscrever-se e habilitar-se a um prémio.
A aplicação é gratuita e está disponível na Play Store, disponibilizando um conjunto de jogos/ desafios associados a livros previamente selecionados pelo PNL2027 e que estão disponíveis na Biblioteca Municipal. Após a resolução de todos os desafios, os leitores poderão concorrer a vários prémios.
Para estas férias de Verão, os títulos escolhidos foram: “Carta ao cavaleiro de nada”, de João Marecos e Rachel Caiano, Livros Horizonte; “A rapariga que falava com ursos”, de Sophie Anderson, Minotauro; “A alma perdida”, de Olga Tokarczuk, Fábula; “Gosto, logo existo”, de Isabel Meira e Bernardo Carvalho, Planeta Tangerina; “O rapaz do rio”, de Tim Bowler, Presença; e “Striker Force 7” (vol.1), de Cristiano Ronaldo, Oficina do Livro.
Este projeto insere-se no contexto do contributo que Esposende pretende dar ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).