Município de Esposende oferece fichas de atividades aos alunos do 1.º Ciclo

24 Jun

O Município de Esposende vai oferecer, no ano letivo 2021/2022, os manuais de fichas de atividades aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico que frequentem estabelecimentos de ensino do concelho. Este apoio contempla as áreas disciplinares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Inglês e corresponde a um investimento global de aproximadamente 50 mil euros. A medida foi aprovada por unanimidade, em reunião do executivo municipal.
Este apoio do Município de Esposende verifica-se desde o ano letivo 2018/2019, quando o Governo decidiu oferecer os manuais escolares até ao Ensino Secundário, ajuda que já era praticada, desde 2014, pela Câmara Municipal de Esposende. Assim, o Município substituiu, desde esse ano, a oferta dos manuais escolares ao 1.º ciclo, pela oferta das fichas de atividades.
O procedimento mantém-se nos moldes dos anos letivos anteriores, com a entrega de um cheque-livro às famílias, com o qual poderão levantar, exclusivamente em papelarias do concelho de Esposende, os referidos manuais de fichas de atividades. Esta medida assume, assim, um alcance que, além do âmbito social, promove o desenvolvimento económico do concelho, nomeadamente das livrarias e papelarias locais que se disponibilizaram para proceder à venda de manuais.
O Município de Esposende tem assumido, ao longo dos tempos, apoios suplementares às famílias, enquadrados na Ação Social Escolar e tendo como principal objetivo garantir a equidade social e a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino.
O apoio à Educação, desenvolvido pelo Município de Esposende, abrange escolas, alunos e respetivas famílias, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU,
designadamente no que concerne aos ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 5 – Igualdade de Género, ODS 10 – Reduzir as desigualdades e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.