União das Freguesias de Apúlia e Fão recebe visita do Presidente da Câmara Municipal de Esposende

_DSC0557

No âmbito do périplo às freguesias para aferir a execução do plano de investimento no concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado pelo seu executivo, deslocou-se, na manhã de hoje, a Apúlia e a Fão.

A visita, que foi acompanhada pelo presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, e respetivo executivo, incidiu sobre empreitadas que a Câmara Municipal está a executar, incluindo também intervenções concretizadas ao abrigo do protocolo de parceria entre o Município e as Juntas de Freguesia, que se traduz na atribuição de 30 000 euros para cada uma das freguesias. No caso, foram 30 000 euros para Apúlia e igual montante para Fão.

Além de poder verificar in loco a execução dos trabalhos, Benjamim Pereira aproveita estas jornadas de trabalho para abordar com os executivos das Juntas de Freguesia outras questões, seja a eventualidade de concretização de outras intervenções, seja a discussão de questões mais concretas e específicas.

A visita à obra da ampliação e requalificação da Escola Básica do Facho, em Apúlia, marcou o início da jornada de hoje. A empreitada, correspondente a um investimento de 429 993,35 euros, está em bom ritmo de execução, prevendo-se que esteja concluída no próximo mês de junho, encerrando um processo que conheceu algumas vicissitudes. A acompanhar a visita esteve também o presidente da Associação de Pais deste estabelecimento de educação e ensino.

Já na frente marítima de Apúlia, a comitiva autárquica verificou o processo de instalação de um terminal multibanco, um investimento apoiado pela Câmara Municipal, que vinha sendo reclamada pela população, uma vez que Apúlia dispunha apenas de um destes equipamentos, estando ainda previsto outro para a zona de Cedovém.

Ainda em Apúlia, a obra da remodelação do Campo dos Sargaceiros também foi alvo da visita autárquica, tendo sido acompanhada pela Comissão Administrativa do Grupo Desportivo de Apúlia. A intervenção que está a ser executada pelo Município corresponde a um investimento de 499 966 euros, sendo que a este montante acresce o valor da aquisição de terrenos, que também teve comparticipação da Câmara Municipal. Para tal, foi efetuada uma adenda ao contrato programa de desenvolvimento desportivo, celebrado entre as duas entidades, em 2017, prevendo uma comparticipação financeira até 340 000 euros.

Seguiu-se a visita à obra de requalificação da Alameda do Bom Jesus, em Fão, uma intervenção integrada no Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e que orça em 529 937,50 euros. Esta obra, há muito reclamada pelas gentes de Fão, irá conferir uma nova imagem a este espaço central da vila, onde ocorre um conjunto de importantes eventos, como é o caso da Festa da Cerveja e do Marisco.

A encerrar esta jornada, os autarcas estiverem na envolvente do Bairro do Caldeirão, em Fão, onde foram criados campos do jogo de petanca, colocando este espaço de lazer ao serviço da população residente.