Município promove inclusão e fomenta literacia dos mais novos através da música

Gemeses (1)

A Escola Básica de Gemeses acolheu, hoje, a primeira sessão da ação “Inclusão e Acessibilidade na Literacia e na Música”, que integra o projeto “Cultura para Todos em Esposende”, que o Município está a desenvolver junto da comunidade concelhia.

Esta iniciativa, uma das várias ações deste projeto, visa promover o respeito pela diferença, envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades (invisualidade, surdez, perturbação do desenvolvimento intelectual), promovendo o interesse e a motivação para a leitura, através da mistura de ingredientes imprescindíveis para o sucesso pessoal e académico, numa perspetiva multidisciplinar.

Trata-se de um projeto musical e literário, da autoria de Pedro Pestana, que está a ser desenvolvido junto da comunidade escolar dos vários estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Através da apresentação do áudio-livro “As Histórias do João Balão” pretende-se sensibilizar a comunidade escolar para o respeito pela diferença envolvendo, de forma particular, alunos com incapacidades, motivando-os para a leitura.

Estas ações consistem em espetáculos acessíveis e inclusivos, permitindo que qualquer aluno, independentemente da sua condição, possa assistir e participar no próprio espetáculo e nas fases subsequentes. Em cada sessão são interpretadas músicas, os alunos interagem com o autor em formato de entrevista, assistem a uma música em Língua Gestual Portuguesa e têm oportunidade de aprender alguns gestos, podendo, ainda, explorar o livro em Braille e participar numa sessão de perguntas e respostas.

Previamente, foram distribuídos áudio-livros convencionais e áudio-livros em braile nas diversas escolas, para que os alunos os pudessem trabalhar, antecipadamente, e tirar o máximo partido destas sessões.

A sessão em Gemeses contou com a presença da vereadora da Cultura e Educação, Angélica Cruz, que desafiou a comunidade escolar a explorar a temática e o livro para a consecução dos objetivos pretendidos.

A decorrer desde o início deste ano, o projeto “Cultura para Todos em Esposende” prolongar-se-á até final de 2022, num investimento global de cerca de 170 000 euros, financiado a 85% no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020. A sua execução encontra-se em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.