Município de Esposende garante refeições escolares

22 Jan

A Câmara Municipal de Esposende vai assegurar as refeições escolares para os alunos do concelho, agora que voltou a ser decretado um novo encerramento dos estabelecimentos escolares em todo o país. À semelhança do ocorrido em março de 2020, e em estreita articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e a Escola Secundária Henrique Medina, o apoio decorrerá enquanto vigorar a suspensão das atividades letivas, abrangendo todos os alunos posicionados nos escalões A e B, ao nível da Ação Social Escolar, matriculados em estabelecimentos de educação e ensino da rede pública, desde a Educação Pré-Escolar até ao Ensino Secundário.
As refeições são disponibilizadas em regime de take-away, contando com o apoio, para o efeito, de diversas instituições locais, parceiras do Município, tendo por base a área de residência dos alunos. Em situações de comprovada necessidade, nomeadamente em casos de isolamento profilático, poderão ainda ser disponibilizadas refeições em regime de entrega domiciliária. De maneira a garantir as melhores condições de saúde e segurança para todos, o processo de distribuição é assegurado com recurso a recipientes descartáveis.
O fornecimento de refeições teve início no dia de hoje, 22 de janeiro, primeiro do período de suspensão, para as crianças matriculadas na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, sendo que para os demais alunos decorrerá a partir da próxima segunda-feira, dia 25 de janeiro, mediante auscultação de necessidades junto das famílias, em curso.
O Município de Esposende assegura a organização e monitorização de todo o serviço, assumindo os custos junto das entidades parceiras, contando com a comparticipação, para o efeito, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.