Município de Esposende apela ao uso de máscara também na via pública

25 Set

Esposende é um local seguro que tem respondido à situação epidemiológica provocada pela Covid-19 de forma exemplar e pretende continuar a ser uma referência na resposta aos efeitos da pandemia, reduzindo os riscos para a população. Assim, e face aos últimos desenvolvimentos da pandemia provocada pela COVID-19, o presidente da Câmara de Esposende recomenda o uso de máscara na via pública, como forma de evitar a propagação do vírus. Benjamim Pereira quer que o concelho de Esposende continue a ser apontado como um exemplo na adoção de medidas defensoras da saúde pública.
“No pico do foco de infeção, a população de Esposende destacou-se pela ação responsável, facto que permitiu manter o controlo da situação. Agora que voltamos a assistir ao aumento do número de casos, apelo aos esposendenses para que continuem a ser verdadeiros agentes de saúde pública. Por isso, aconselho ao uso da máscara no espaço público”, apelou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Esta mensagem destina-se a toda a população, mas com destaque para os mais jovens, atendendo que os últimos casos têm incidido nas faixas etárias mais baixas. Têm sido reportadas situações de aglomerados de jovens, nomeadamente nas imediações de escolas, sem que estejam protegidos pela máscara. “Sabemos que as informações que circulam são contraditórias, em torno do uso de máscara, mas, até melhor sustentação científica, é aconselhado o uso como medida de proteção. A transmissão comunitária já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio e isso exige um reforço das medidas de proteção individuais.
“Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público. Os números mais recentes revelam uma ligeira subida dos casos de COVID-19 na região e temos de adotar comportamentos defensivos”, argumentou Benjamim Pereira.

Este é acima de tudo um gesto de responsabilidade e de respeito pelos demais, na senda das muitas medidas que têm sido adotadas em Esposende, para combater a pandemia da COVID-19.
Esposende foi pioneiro em muitos dos passos de acompanhamento da população, principalmente na proteção dos mais vulneráveis. Porém, as recentes mutações na disseminação da infeção, implicam o alargamento dos cuidados a todas as faixas etárias.