Fórum da Educação do Município de Esposende leva Teatro a 2300 crianças

27 Mai

No âmbito do Fórum da Educação 2014 e das comemorações do Dia Mundial da Criança, a Câmara Municipal de Esposende está a promover um programa itinerante de Teatro, que percorrerá todas as escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância das redes pública, solidária e privada do concelho.

A iniciativa visa promover o desenvolvimento educativo e cultural das crianças através do Teatro, como manifestação artística que potencia a interação entre o texto, a música e as artes cénicas.

“A nova história de dois contadores de histórias” é a proposta dirigida às crianças da Educação Pré-Escolar”. A peça baseia-se em obras como “O livro dos provérbios” e “Coelho Branco”, de António Mota, “A girafa que comia estrelas”, de José Eduardo Agualusa, “O Patinho Feio”, de Hans Christian Andersen, “Cavalinho Branco”, de António Torrado, entre outras.

Para os alunos do 1.º Ciclo, a Autarquia propõe “A história que procura o seu livro”. O fio condutor da peça é o conto tradicional português “O Pássaro Verde”, reescrito por Alice Vieira, complementado com alguns textos de Manuel António Pina e António Torrado, escritores que refletem sobre o papel do contador de histórias e do ouvinte. A condução cénica é feita por dois contadores de histórias que também são personagens, que encenam a participação das crianças na história, as quais são convidadas a participar ativamente.

Ambas as peças, cuja autoria e representação pertence aos atores Jorge Alonso e Eva Fernandes, pretendem estimular as crianças para os processos de criação da narrativa e da expressão oral, promover interações criativas das crianças com as histórias contadas e a sua participação na construção de uma história coletiva, a partir da leitura de vários contos de autores portugueses e de contos tradicionais.

O programa itinerante de Teatro, que decorre até ao dia 9 de junho, integra 32 sessões, envolvendo cerca de 2300 crianças.