Estilos de Vida das Crianças e Jovens de Esposende foram objeto de estudo

25 Jun
O Município de Esposende realizou um estudo junto da comunidade escolar, que permitiu efetuar uma caracterização dos estilos de vida das crianças e jovens em idade escolar. Os elementos de análise nesse estudo foram os hábitos alimentares, as atividades físicas, o lazer, os horários de sono, o consumo de álcool, tabaco, medicamentos e outras substâncias bem como a relação com a vida escolar, os afetos, a autoestima e a saúde. De referir que o estudo foi realizado no âmbito do projeto da Câmara Municipal “Crescer Saudável”, do qual fazem parte a empresa municipal Esposende Ambiente, os Agrupamento de Escolas do concelho, a escola Secundária Henrique Medina e o Centro de Saúde de Esposende, sendo coordenado cientificamente pela Professora Dra. Graça Carvalho, do Instituto de Educação da Universidade do Minho e Diretora do Centro de Investigação em Estudos da Criança da referida Universidade.
No estudo, apresentado publicamente, é possível concluir que 83% das crianças inquiridas toma diariamente o pequeno-almoço e 96% fá-lo em casa. A maioria das crianças almoça na cantina ou em casa e 72% dos inquiridos faz cinco a seis refeições por dia. Ao nível da atividade física e lazer, e no que concerne à prática desportiva, 43 % dos alunos praticam desporto fora da escola, sendo o futebol o desporto mais praticado. Em termos de hábitos de sono conclui-se que cerca de 10% da amostra dorme menos de 8h, quer durante a semana quer ao fim-de-semana, sendo que esta percentagem assume maior predominância no ensino secundário. No que respeita a consumo de substâncias é possível inferir que 12% da amostra em análise consome álcool, sendo a sua maior frequência associada às festas. Do total da amostra, 8% fumam, sendo o contacto com o tabaco mais frequente junto de amigos da mesma idade. O gosto pela escola diminui ao longo do avanço no ciclo de ensino, contudo 93% da amostra diz gostar da escola. No que respeita à violência em meio escolar, é possível concluir que a violência verbal é mais comum que a violência física. Em termos de afetos, no geral as crianças e jovens mantêm relações boas e muito boas com os membros da família, com especial relevo na relação estabelecida com a mãe. Na área da educação sexual, 10% da amostra revela já ter iniciado relações sexuais, sendo que, 60% iniciou a sua atividade sexual depois dos 15 anos, e, neste domínio, é ainda possível destacar que 66.9% usa preservativo. No cômputo geral, 94% da amostra mostra-se satisfeita consigo própria e 89.5% saudável.

Os resultados agora apresentados irão permitir definir uma estratégia mais concertada e planeada das ações a desenvolver pelo grupo de trabalho do projeto “Crescer Saudável”. Este grupo foi constituído em 2010, decorrente da necessidade de conjugar esforços em torno da saúde escolar.
Refira-se que este estudo é considerado pelo Município de Esposende uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de estratégias de promoção de estilos de vida saudáveis.