Esposende promove projeto pioneiro de alfabetização e literacias

06 Mar

O Município de Esposende implementou o projeto “Percursos de cidadania – Alfabetização solidária e literacias para adultos” que pretende erradicar o analfabetismo e aumentar as literacias da população adulta.
Trata-se de um projeto pioneiro no país, cujo desenvolvimento, ao longo dos três anos, será avaliado por uma equipa do Instituto de Investigação de Educação de Adultos, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
Como parceiros e coprodutores, no Município de Esposende, aderiram ao projeto as Juntas e Uniões de Freguesias do concelho, a Escola Secundária e Agrupamentos de Escolas, o Centro Qualifica Litoral Cávado, a Escola Profissional, os serviços camarários e da Ação Social, Instituições Sociais e IPSS, as Associações Culturais, as recreativas e Desportivas, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Cruz Vermelha Portuguesa e a Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA).
Até 2021, realizar-se-ão atividades em todo o concelho, nas instalações disponibilizadas pelos vários parceiros, estando a dinamização das sessões a cargo do Grupo de Facilitadores Educadores de Adultos.
O educador/professor de adultos será coadjuvado pelos voluntários disponíveis em cada uma das freguesias do concelho, assumindo o papel aglutinador do processo educativo e formativo que se pretende contínuo.
Se pretender ser voluntário neste projeto, entre em contacto com qualquer uma das entidades promotoras e disponibilize-se para colaborar neste processo de capacitação.
Nunca é tarde demais para aprender! Invista em si. Aprender é viver com liberdade!
Inscreva-se nas Oficinas de Alfabetização e Literacias e junte-se a este projeto.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente Erradicar a Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.