Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Alunos de Esposende adquirem competências de educação financeira

13 Fev

 

Oito turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, do Município de Esposende, estão a realizar visitas ao Museu Papel Moeda, da fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do projeto intermunicipal “No Poupar está o ganho”. Pretende-se que os alunos aprendam a conhecer o dinheiro, a União Europeia e o Euro, noções de objetivos financeiros, prioridades e poupança, elaboração de planos de gastos, noções de orçamento, receita, despesa e endividamento, contas bancárias e meios de pagamento.
O projeto “No poupar está o ganho” tem como objetivo essencial promover a literacia financeira junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Sendo a literacia financeira um dos domínios da educação para a cidadania, definido no Referencial de Educação Financeira (REF), promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação, de acordo com os princípios orientadores consagrados no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, pretende-se ensinar as crianças sobre a gestão correta do dinheiro, sobre a necessidade de controlarem os seus recursos e de respeitarem um orçamento. Competências reconhecidas por todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como uma prioridade.
No presente ano letivo, o projeto prevê, também, uma avaliação do impacto social do projeto junto dos alunos alvo, pelo Social Inclusion Laboratory (SINCLAB), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
No âmbito das dinâmicas de desenvolvimento do projeto, e à semelhança do ano letivo transato, as atividades iniciaram-se com a realização de uma ação de formação de curta duração, no mês de novembro, em Vila Verde, dinamizada pela fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com a colaboração da Faculdade de Economia do Porto, para docentes da CIM Cávado. Os professores adquiriram conhecimentos de educação financeira, assim como o manuseamento da plataforma de e-learning de educação financeira, disponibilizada para alunos e professores inscritos.
O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar, para além do projeto intermunicipal “No poupar está o ganho”, contempla o projeto “Plataforma + Cidadania” e “UP Cávado: empreendedorismo nas escolas”.
O Projeto “Plataforma + Cidadania”, também direcionado para os alunos do 1º CEB, prevê o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos, conteúdos locais e projetos educativos e comunitários.
O projeto “UP Cávado: empreendedorismo nas escolas”, dirigido às turmas do Ensino Básico (3º CEB) e Ensino Secundário (Regular e Profissional), pretende dinamizar iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo na comunidade escolar do Cávado.
O projeto intermunicipal “No poupar está o ganho”, enquadra-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).
No âmbito da Agenda das Nações Unidas para 2030, o ODS 4 - Educação de qualidade - constitui um desígnio prioritário e via transversal para alcançar vários outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A educação para a cidadania, nos domínios da literacia financeira e do empreendedorismo, integra um dos vetores essenciais para o desenvolvimento junto dos alunos, de atitudes de cidadania participativa e global.
O Município de Esposende comparticipa com 20 mil euros, ao longo dos três anos em que decorrem os projetos.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente o referente a Erradicar a Pobreza, Educação de Qualidade, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Na foto: Em 2018, a Escola Básica do Facho (Apúlia) venceu o primeiro prémio do concurso nacional do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, na categoria do 1º Ciclo do Ensino Básico, instituído pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.