Alunos de Esposende adquirem competências de educação financeira

13 Fev

Oito turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio, do Município de Esposende, estão a realizar visitas ao Museu Papel Moeda, da fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no âmbito do projeto intermunicipal “No Poupar está o ganho”. Pretende-se que os alunos aprendam a conhecer o dinheiro, a União Europeia e o Euro, noções de objetivos financeiros, prioridades e poupança, elaboração de planos de gastos, noções de orçamento, receita, despesa e endividamento, contas bancárias e meios de pagamento.
O projeto “No poupar está o ganho” tem como objetivo essencial promover a literacia financeira junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Sendo a literacia financeira um dos domínios da educação para a cidadania, definido no Referencial de Educação Financeira (REF), promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação, de acordo com os princípios orientadores consagrados no Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, pretende-se ensinar as crianças sobre a gestão correta do dinheiro, sobre a necessidade de controlarem os seus recursos e de respeitarem um orçamento. Competências reconhecidas por todos os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) como uma prioridade.
No presente ano letivo, o projeto prevê, também, uma avaliação do impacto social do projeto junto dos alunos alvo, pelo Social Inclusion Laboratory (SINCLAB), da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
No âmbito das dinâmicas de desenvolvimento do projeto, e à semelhança do ano letivo transato, as atividades iniciaram-se com a realização de uma ação de formação de curta duração, no mês de novembro, em Vila Verde, dinamizada pela fundação Dr. António Cupertino de Miranda, com a colaboração da Faculdade de Economia do Porto, para docentes da CIM Cávado. Os professores adquiriram conhecimentos de educação financeira, assim como o manuseamento da plataforma de e-learning de educação financeira, disponibilizada para alunos e professores inscritos.
O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar, para além do projeto intermunicipal “No poupar está o ganho”, contempla o projeto “Plataforma + Cidadania” e “UP Cávado: empreendedorismo nas escolas”.
O Projeto “Plataforma + Cidadania”, também direcionado para os alunos do 1º CEB, prevê o desenvolvimento dos níveis de cidadania participativa, através do recurso a tecnologias digitais, com conteúdos educativos, conteúdos locais e projetos educativos e comunitários.
O projeto “UP Cávado: empreendedorismo nas escolas”, dirigido às turmas do Ensino Básico (3º CEB) e Ensino Secundário (Regular e Profissional), pretende dinamizar iniciativas de deteção, de estímulo e de apoio ao empreendedorismo na comunidade escolar do Cávado.
O projeto intermunicipal “No poupar está o ganho”, enquadra-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado).
No âmbito da Agenda das Nações Unidas para 2030, o ODS 4 - Educação de qualidade - constitui um desígnio prioritário e via transversal para alcançar vários outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A educação para a cidadania, nos domínios da literacia financeira e do empreendedorismo, integra um dos vetores essenciais para o desenvolvimento junto dos alunos, de atitudes de cidadania participativa e global.
O Município de Esposende comparticipa com 20 mil euros, ao longo dos três anos em que decorrem os projetos.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente o referente a Erradicar a Pobreza, Educação de Qualidade, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.

Na foto: Em 2018, a Escola Básica do Facho (Apúlia) venceu o primeiro prémio do concurso nacional do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, na categoria do 1º Ciclo do Ensino Básico, instituído pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.