Município de Esposende promove cooperação em contexto escolar

02 Fev

No âmbito do Projeto Rumo ao Sucesso, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), a equipa multidisciplinar do Município de Esposende participou nas ações enquadradas no projeto da CIM Cávado denominado “Capacitação e Inovação na Rede Educativa do Cávado”, tendo em linha de conta as necessidades e expetativas formativas dos técnicos que intervêm no contexto educativo do concelho de Esposende.
Estas ações visaram transmitir conteúdos, metodologias e técnicas de intervenção que deverão apoiar a equipa multidisciplinar no trabalho com alunos em contexto escolar, na melhoria dos níveis motivacionais, no reforço das aprendizagens académicas (curriculares), com grande enfoque nas competências relacionais e emocionais.
A Vereadora da Educação, Angélica Cruz, enalteceu esta iniciativa de capacitação institucional, “pelas potencialidades da mediação em contexto educativo, contribuindo para a criação de relações mais cooperativas no contexto escolar, proporcionando condições favoráveis às aprendizagens e ao sucesso educativo dos alunos”.
Do trabalho desenvolvido, destaca-se o módulo subordinado ao tema da mediação escolar e sociofamiliar, tendo sido abordadas metodologias para a gestão positiva de conflitos e a gestão para a convivência. Foram apresentadas estratégias de mediação e técnicas de comunicação e de facilitação do diálogo, com recurso a partilha de experiências e a casos práticos.
Já na ação de Capacitação Institucional, dirigida a psicólogos e técnicos de educação, foram abordados os temas da mediação educativa, coaching parental e educativo, metodologias de avaliação e intervenção psicossocial.
A segunda ação de capacitação institucional, dirigida a terapeutas da fala, centrou-se nas temáticas sobre a linguagem oral e escrita, o processo de ensino/aprendizagem da leitura e da escrita e sobre a intervenção da terapia da fala nas dificuldades de aprendizagem.
Também foi abordada uma temática transversal a todos os técnicos, relacionada com o papel das equipas multidisciplinares na promoção do sucesso escolar.
As ações em curso, no âmbito do projeto Rumo ao Sucesso, contribuirão para diversificar e adequar, no Município de Esposende, as práticas pedagógicas, enriquecendo o currículo dos alunos e, consequentemente, aumentando os seus níveis de motivação face às aprendizagens escolares.
Esta postura enquadra-se, de resto, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, referentes à Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Redução das desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parcerias para a Implementação dos Objetivos.