Município de Esposende promove formação em matéria de segurança

04 Dez

No âmbito do protocolo estabelecido com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, o Município de Esposende tem vindo a promover ações de formação em matéria de segurança para os membros das equipas de segurança das Escolas Básicas e Jardins-de-Infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho.

Esta medida decorre de uma imposição legal decorrente da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas e visa apoiar os estabelecimentos da Educação e Ensino do concelho a cumprirem os requisitos legais relativos ao Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndio em Edifícios. Por outro lado, foi entendimento, em sede de todas as medidas de apoio às IPSS´s locais, envolver também as suas equipas destas ações de formação, potenciando os recursos disponíveis e, naturalmente, capacitando tais instituições.

Assim, durante o mês de novembro, decorreram as formações para as IPSS’s, nomeadamente Curso de Combate a Incêndios, Curso de Evacuação de Edifícios e Curso de Primeiros Socorros. Durante este mês de dezembro, na pausa letiva, decorrerá a formação para os membros das Equipas de Segurança das Escolas Básicas e Jardins-de-Infância dos agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio.

Ainda neste âmbito, decorreu já a revisão das MAP (Medidas de Autoproteção) dos edifícios escolares e, a curto prazo, serão iniciadas as intervenções físicas nos estabelecimentos em que se verificou tal necessidade, perspetivando-se ainda ações práticas de simulacros.

No cômputo geral, este plano de formação integra no total 12 ações e perspetiva chegar a uma comunidade abrangente de pessoal responsável, sendo que todas as equipas da Câmara Municipal de Esposende já tiveram também formação e todas as medidas em implementação nos estabelecimentos escolares sob gestão do Município serão também realizadas nos edifícios municipais.

De referir que a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende é acreditada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica nas valências de Suporte Básico de Vida - Adulto, Suporte Básico de Vida - Pediátrico, Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa e pela Escola Nacional de Bombeiros nas valências de Primeiros Socorros, Combate a Incêndios e Evacuação de Edifícios e está dotada de Recursos Humanos e Técnicos nas áreas formativas de Proteção de Pessoas e Bens, pelo que reúne os necessários e exigíveis requisitos para poder prestar formação.