Município de Esposende sensibiliza jovens para Igualdade de Género e de Oportunidades

25 Out

Com o intuito de assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, que se comemora a 24 de outubro, o Município de Esposende promoveu a apresentação do projeto pedagógico “Desafiar Estereótipos” para a comunidade escolar do concelho, designadamente para os alunos do ensino secundário.

Esta apresentação decorreu no dia 24 de outubro, no Auditório Municipal de Esposende, tendo subjacente a promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades.

Trata-se de um projeto desenvolvido pela empresa Betweien, em parceira com a cantora portuguesa Ana Bacalhau, que explora, para uma melhor compreensão da temática geral, os diversos contextos de vida, onde a discriminação em função do género acontece, nomeadamente na conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, nos contextos de Poder e de Tomada de Decisão e em casos de Violência do Género.

Através da apresentação de uma peça de teatro e de temas musicados por Ana Bacalhau, tendo como ponto de partida o conteúdo do livro, os jovens tiveram oportunidade de refletir e debater sobre diversos conceitos associados ao tema da Igualdade: Estereótipos de género, Usos do Tempo, Papéis de Género, Androcentrismo, Empoderamento, Capacitação, Assédio Sexual, entre outros.

O Dia Municipal para a Igualdade foi instituído tendo por base o IV Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013), com o propósito de sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género.