Rede de Bibliotecas de Esposende apurou vencedores do concurso de leitura

06 Mar

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, recebeu, no passado dia 5 de março, segunda-feira, a Fase Regional- 2º Momento do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A iniciativa, integrada no Plano Nacional de Leitura 2027, conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Instituto Camões, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP.
Com o objetivo de estimular hábitos de leitura e de pôr à prova competências de expressão escrita e oral junto da população escolar, o universo do concurso é alargado, na atual edição, a todos os níveis de ensino básico e secundário. Assim, esta 12ª Edição 2017/2018 do CNL dirige-se aos alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e aos alunos do Ensino Secundário.
Em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende, a Biblioteca Municipal organizou esta fase do Concurso. A Rede nomeou um Júri (Coordenadora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite - por inerência de funções, Raquel Ramos, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares e o escritor/jornalista Alberto Serra) que selecionou as obras a ler, por ciclo; elaborou as provas escritas, e presidiu a esta fase do concurso, que visa apurar um aluno vencedor por cada ciclo de ensino.
Assim, os alunos do 1.º Ciclo leram “Um fidalgo de pernas curtas”, de Ilse Losa; os alunos do 2º ciclo “O caderno do avô Heinrich”, de Conceição Tomé; e os alunos do 3º ciclo leram “O velho que lia romances de amor”, de Luís Sepúlveda. Os alunos do ensino secundário leram “Intermitências da Morte”, de José Saramago.
Este 2º momento do CNL contou com a presença da Vereadora da Cultura, Angélica Cruz, que felicitou todos os participantes e enalteceu o trabalho de equipa em prol da leitura, tendo entregue os prémios aos vencedores, e algumas ofertas a todos os participantes.
Os alunos vencedores são: Carolina Azevedo (1º ciclo), André Roças (2º ciclo), Lara da Costa (3º ciclo). A aluna vencedora do Ensino Secundário é Maria Constança Cerqueira Peixoto que não participou nesta fase visto o concelho de Esposende apenas ter uma Escola Secundária.
Estes alunos vão disputar a 3º Fase Intermunicipal, em Amares, em data a marcar.