Município de Esposende oferece manuais escolares a todos os alunos do 1.º Ciclo do concelho

28 Ago
A Câmara Municipal de Esposende vai passar a oferecer, já a partir do ano letivo 2014/2015, os manuais escolares a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho. Em causa está um investimento de aproximadamente 38 mil euros, que irá abranger mais de 1300 alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade.

A medida, hoje aprovada, por unanimidade, pelo executivo municipal, enquadra-se na política educativa e social do Município e pretende ajudar as famílias concelhias neste contexto de crise. Além de contribuir para aliviar os encargos financeiros das famílias, este apoio é um sinal claro da atenção e da importância que a Câmara Municipal atribui à área social, que definiu com uma das prioridades deste mandato, a par do desenvolvimento do setor económico local.

Consciente das dificuldades que as famílias enfrentam em virtude da atual conjuntura socioeconómica, o Município entendeu avançar com esta medida, alargando o apoio na aquisição dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º Ciclo. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, clarifica que “optamos por tornar este apoio universal, não o limitando aos alunos com Escalão, porque reconhecemos que, efetivamente e atendendo à difícil conjuntura, há outras famílias para quem esta ajuda é muito importante”.

A comparticipação do Município abrange os três manuais obrigatórios para cada ano de escolaridade. Para usufruírem deste apoio as famílias deverão apresentar a fatura de aquisição dos livros e o comprovativo de matrícula do aluno na Câmara Municipal.