Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou escolas do concelho no arranque do ano letivo

23 Set
Uma semana após o arranque do ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, visitou alguns estabelecimentos de Educação e Ensino do concelho.
Uma semana após o arranque do ano letivo, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, visitou alguns estabelecimentos de Educação e Ensino do concelho, designadamente o Jardim de Infância de Cepães, em Marinhas, a Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, e a Escola Básica de Apúlia.

Esta jornada de trabalho, realizada ontem, 22 de setembro, destinou-se, por um lado, a apurar se o início das aulas decorreu dentro da normalidade e, por outro, traduziu-se num sinal claro da atenção do Município à área da Educação.

Benjamim Pereira, nas reuniões que manteve com os diferentes responsáveis educativos, deu nota do interesse, abertura e disponibilidade da Autarquia em colaborar e, no âmbito das suas competências, garantir as melhores condições de trabalho à comunidade educativa do concelho. Procurou, por isso, inteirar-se das eventuais dificuldades e/ou necessidades de cada estabelecimento de ensino, no sentido de avaliar de que forma o Município, dentro das suas limitações e responsabilidades, pode ajudar na resolução dos problemas.

Para além de reunir com os responsáveis das escolas e dos respetivos agrupamentos, encontros onde participaram também os autarcas locais, o Presidente da Câmara Municipal visitou as instalações escolares para melhor se inteirar das necessidades de cada uma delas, aproveitando para estabelecer contacto com a comunidade educativa, expressando também aos alunos a disponibilidade do Município para garantir uma Educação de qualidade no concelho, particularmente ao nível dos equipamentos.

Não obstante a Escola Secundária Henrique Medina não estar sob a alçada do Município, Benjamim Pereira disponibilizou-se para interceder junto do Governo no sentido de dar resposta às reivindicações da Direção, que se prendem essencialmente com a necessidade de beneficiação de alguns espaços e equipamentos, atendendo a que o edifício acusa já o desgaste dos seus 33 anos de existência. Benjamim Pereira deixou, contudo, a garantia de que a Câmara Municipal vai concretizar a intervenção de requalificação do espaço exterior junto à entrada da escola, solicitada pela Direção do estabelecimento, com vista a garantir uma melhor fluidez do trânsito automóvel.

Saliente-se a excelente recetividade à visita do Presidente da Câmara Municipal e da Vereadora da Educação por parte dos vários dirigentes educativos, que consideraram a iniciativa muito positiva, agradecendo a disponibilidade dos responsáveis autárquicos e a cooperação e colaboração que têm existido entre o Município e as escolas.

Atendendo a que se perspectiva a transferência de algumas competências no plano da Educação da Administração Central para as autarquias, Benjamim Pereira quis também mostrar que, tal como sucede noutras áreas, Esposende é também um Município de excelência a esse nível, sendo certo que no que respeita a equipamentos é já um exemplo.