Município de Esposende afirma aposta na Educação para o desenvolvimento do concelho

07 Out
Consciente de que o desenvolvimento de um município está intimamente relacionado com políticas educativas consistentes e assertivas, a Câmara Municipal de Esposende tem mantido a aposta na área da Educação, seja ao nível dos equipamentos seja no apoio aos alunos. Reflexo também da atenção do Município a esta área foi a visita do Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e da Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, no arranque do presente ano letivo, a alguns estabelecimentos de Educação e Ensino do concelho.

Nota positiva foi o arranque, este ano letivo, do Programa de Enriquecimento Curricular em simultâneo com a atividade letiva, em todos os estabelecimentos de ensino do concelho, estando cobertas todas as áreas de atividade por profissionais qualificados.

O Município continua a ser a entidade promotora deste programa que tem como principal objetivo proporcionar a todos os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico a oportunidade de usufruírem, gratuitamente, de uma série de atividades de enriquecimento curricular, no prolongamento do horário, que sejam pedagogicamente ricas e complementares das aprendizagens associadas à aquisição das competências básicas. No presente ano letivo são promovidas atividades nas áreas do Ensino de Inglês, Ensino de Música, Atividade Física e Desportiva e Ensino Experimental das Ciências, abrangendo cerca de 1300 alunos.

Para a concretização deste Programa, a Câmara Municipal renovou os protocolos de colaboração com as instituições parceiras, os Agrupamentos de Escolas, Zendensino, Esposende 2000, Fundação AMA Autismo e Centro Social da Juventude de Mar, de modo a garantir a continuidade do sucesso na implementação do Programa, contribuindo para uma educação de qualidade para todos e fomentando a igualdade de oportunidades.

Em parceria com os Agrupamentos de Escolas e a Escola de Música de Esposende, o Município dá continuidade, neste ano letivo, ao Programa de Educação Musical na Educação Pré-Escolar, num investimento estimado de 15 200 euros. Financiado a 100% pela Câmara Municipal, este Programa abrange todos os Jardins de Infância da rede pública do concelho, proporcionando gratuitamente o contacto com a arte dos sons a todas as crianças, cerca de 530, da Educação Pré-Escolar.

No ano letivo 2014/2015, a Autarquia volta a assegurar apoio aos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Assim, para além de garantir apoio ao nível do fornecimento das refeições escolares, de manuais e material escolar, a Autarquia assegura a aquisição de materiais didático-pedagógicos para os alunos que, devido à especificidade das suas problemáticas, não utilizam manuais escolares, sendo que este ano letivo estão integrados nesta medida 20 alunos.

Também orientado para os alunos com NEE, desde a Educação Pré-Escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara Municipal, em parceria com os Agrupamentos de Escolas, inicia esta semana o Programa de Equitação Terapêutica, que conta ainda com a participação dos utentes do Núcleo de Marinhas da APPACDM, desenvolvendo-se no Clube Hípico do Norte e no EQUIVAU – Centro Hípico da Quinta do Vau.

Ainda no âmbito da Ação Social Escolar, a Autarquia mantém a comparticipação nas refeições aos alunos do 1.º Ciclo, suportada a 100% no que se refere aos alunos com Escalão A e a 50% relativamente aos que possuem Escalão B.

Este ano letivo, indo para além das suas competências e numa ótica de apoio às famílias, o Município decidiu oferecer os manuais escolares obrigatórios a todos os alunos do 1.º Ciclo do concelho, não o limitando aos alunos com Escalão A ou B, o que se traduz num investimento de aproximadamente 38 mil euros. Para os alunos com Escalão A e B, à semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal atribuiu ainda um kit de material escolar, adaptado para cada ano de escolaridade.

O Município de Esposende continua, desde modo, empenhado em promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades.