Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolhe Final Distrital do Ensino Secundário do Concurso Nacional de Leitura

Cnleitura 1 1024 2500
21 Abr

Esposende vai acolher, amanhã, a Final Distrital de Braga do Ensino Secundário da Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá a partir das 10h00, no Auditório Municipal, numa organização da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Esposende vai acolher, amanhã, a Final Distrital de Braga do Ensino Secundário da Concurso Nacional de Leitura, que decorrerá a partir das 10h00, no Auditório Municipal, numa organização da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.

Pela primeira vez na história da iniciativa, que já vai na décima edição, a final decorre em duas cidades, atendendo ao elevado número de alunos participantes, recebendo Barcelos a eliminatória do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

Na final do Ensino Secundário, serão colocados à prova os conhecimentos de 67 alunos do distrito de Braga, apurados na primeira fase do concurso nas respetivas escolas, estando envolvidos 30 professores.

Na parte da manhã, decorrerá a prova escrita e, no período da tarde, a partir das 14h00, terá lugar a prova oral, em formato de prova espetáculo aberta à comunidade, com apresentação a cargo de Paulo Condessa, escritor e performer. Os alunos da Escola Profissional de Esposende protagonizarão um primeiro momento cultural com a apresentação “Os escritores estão…Vivos!”, seguindo-se um espaço musical a cargo do Ensemble Vocal da Escola de Música de Esposende, com Direção Ana Calheiros e Ana Sousa ao Piano, e, por fim, ocorrerá um momento de dança pelos alunos do Centro de Estudos Às do Saber.

À prova oral apenas passam cinco alunos, apurados da prova escrita. A eliminatória inicia-se com provas de conhecimento das obras a concurso – Orgulho e Preconceito, de Jane Austem e O Pintor debaixo do Lava Loiças, de Afonso Cruz, ambos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, bem como provas de leitura expressiva e de argumentação. O vencedor, que irá disputar a Final Nacional, será o melhor classificado das várias provas e o resultado será conhecido cerca das 15h30.

De referir que a organização da fase distrital é da inteira responsabilidade do Município organizador, desde a seleção das obras, à elaboração das provas e respetiva correção, bem como da escolha do júri. No caso de Esposende, a organização contou com o empenho dedicado dos professores bibliotecários da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende e de professores voluntários da Escola Secundária Henrique Medina, graças a um trabalho de parceria consolidado com muitas iniciativas e projetos de promoção da leitura no concelho. O convite para organizar o concurso, por parte da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas é também revelador do trabalho de equipa da Biblioteca Municipal com a Rede de Bibliotecas Escolares.

O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede das Bibliotecas Escolares, o Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e a RTP - Rádio Televisão Portuguesa. Esta iniciativa propõe um desafio às competências de expressão escrita e oral dos alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário das escolas públicas, privadas e Escolas Portuguesas no Estrangeiro. O processo decorre em três fases distintas, ao longo do ano letivo, e culmina com a Final Nacional, em que são apurados os vencedores de cada um dos níveis de ensino.