Presidente da Câmara Municipal de Esposende visitou escolas do concelho

14 Out

À semelhança do que sucedeu no início do ano letivo transato, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, visitou, hoje, três estabelecimentos de Educação e Ensino do concelho.

À semelhança do que sucedeu no início do ano letivo transato, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, visitou, hoje, três estabelecimentos de Educação e Ensino do concelho, com o duplo objetivo de perceber como está a decorrer o arranque do ano letivo e de apurar eventuais carências e problemas que o Município possa ajudar a resolver.

Benjamim Pereira fez-se acompanhar pela Vereadora da Educação, Jaqueline Areias, manifestando total abertura e disponibilidade da Câmara Municipal para colaborar, no âmbito daquilo que são as suas competências e na medida das suas possibilidades, na garantia de melhores condições a toda a comunidade escolar, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, sem esquecer o Ensino Profissional. Assim, a jornada integrou a visita ao Centro Escolar de Forjães, com valências de Pré-escolar e 1.º Ciclo, à Escola Secundária C/ 3.º Ciclo Henrique Medina e à Escola Profissional de Esposende, mais concretamente ao Pólo do Ramalhão.

No Centro Escolar de Forjães, equipamento inaugurado há cerca de um ano pelo Primeiro-Ministro, o Presidente da Câmara Municipal foi recebido pelos responsáveis da Direção do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, liderada por Paula Cepa, e pela Coordenadora do Centro Escolar, que agradeceram a visita e a preocupação do Município em auscultar as escolas no sentido de procurar dar resposta às necessidades. Neste sentido, sinalizaram as situações que carecem de resolução, tendo o Presidente da Câmara Municipal manifestado recetividade para dar solução às pretensões. Benjamim Pereira visitou algumas salas de aulas, privando, deste modo, com as crianças quer do Pré-Escolar quer do 1.º Ciclo.

A jornada prosseguiu com a visita à Escola Secundária C/ 3.º Ciclo Henrique Medina, onde a direção liderada por João Furtado e a Presidente do Conselho Geral receberam o Presidente Benjamim Pereira, congratulando-se com a preocupação para com a escola, apesar de este grau de ensino não ser da competência da Autarquia. Salientando que o Município confere a mesma importância e dedica a mesma atenção a todos os graus de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Secundário, pautando-se pela promoção de uma Educação de excelência, Benjamim Pereira lembrou o investimento efetuado pela Câmara Municipal na requalificação do parque de estacionamento exterior daquele estabelecimento, que possibilitou também um melhor fluxo do tráfego automóvel. Consciente das carências e necessidades apontadas pelos órgãos diretivos da Escola, o Autarca reiterou o empenho do Município em ajudar a dotar o equipamento de melhores condições, lembrando que já inteirou o Ministro da Educação da necessidade de uma intervenção de requalificação abrangente, dado o estado de degradação da escola, que tem mais de 25 anos de existência. Benjamim Pereira referiu que, apesar de a Escola Secundária não estar sob a alçada da Câmara Municipal, não sendo, por isso, da sua responsabilidade qualquer intervenção, o Município enquadrou o projeto de requalificação numa candidatura da CIM Cávado a fundos comunitários, cuja dotação orçamental é, contudo, insuficiente para a obra que se impõe. Manifestou, no entanto, disponibilidade para diligenciar junto da Administração Central a solução que melhor corresponda aos anseios dos dirigentes escolares.

Esta jornada de trabalho culminou com a visita ao Pólo do Ramalhão da Escola Profissional de Esposende, em Fão. António Conde, o Presidente da Direção da Zendensino – Cooperativa de Ensino agradeceu a visita e a preocupação manifestada por Benjamim Pereira, motivada pelo objetivo de proporcionar as melhores condições de trabalho à comunidade educativa. Assinalando que a Escola Profissional de Esposende extravasa as fronteiras do Município, dado que grande parte dos alunos são oriundos de concelhos vizinhos, António Conde referiu que a escola é a única do concelho que possui esta dimensão mais regional, servindo concelhos como Barcelos e Póvoa de Varzim, entre outros.

Para além de procurar saber quais as eventuais necessidades da escola, Benjamim Pereira privou com os alunos, a quem dirigiu palavras de incentivo, exortando-os a aplicarem-se nos estudos e na sua formação profissional como forma de garantirem um futuro melhor, bem como “a aproveitaram a vida com responsabilidade”. Explicou as razões da sua visita dando nota da atenção e do investimento do Município na área da Educação, no sentido de criar as melhores condições para garantir um ensino de qualidade a todos os níveis.

No final, o Presidente da Câmara Municipal expressou a sua satisfação pela boa recetividade registada nestas visitas, referindo que “estes contactos foram bastante proveitosos, na medida em que nos proporcionaram perceber que o início do ano letivo decorreu com normalidade, e, por outro lado, serviu para elencar as necessidades das escolas, às quais procuraremos dar resposta se se enquadrarem nas nossas competências”. Benjamim Pereira realça que, “no que se refere a equipamentos da responsabilidade do Município, o parque escolar do concelho está muito bem servido”.