Município apoia jovens do concelho a prosseguirem estudos

09 Mar

No ano letivo 2015/2016, a Câmara Municipal de Esposende vai voltar a atribuir Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, podendo beneficiar até 40 jovens do concelho oriundos de famílias com carências socioeconómicas.

Com o valor unitário de 600 euros, as Bolsas de Estudo representam um investimento até 24 mil euros e enquadram-se na política educativa e social do Município, concorrendo para fomentar a igualdade de oportunidades. Com efeito, através deste apoio, a Câmara Municipal contribui para que estes jovens possam prosseguir os estudos a nível superior, uma ajuda que se tem revelado essencial, conforme tem sido assumido pelos beneficiários e respetivas famílias.

Ciente das dificuldades que algumas famílias enfrentam, o Município tem mantido, ano após ano, este apoio, tendo aumentado o número de Bolsas de Estudo em 2015, ano em que 35 estudantes usufruíram desta ajuda.

O prazo de candidatura decorrerá entre 15 de março e 15 de abril, sendo que o regulamento e o formulário de candidatura estarão disponíveis no Portal do Município, em www.cm-esposende.pt, na área de Documentos. A candidatura, devidamente instruída com os documentos exigidos, deverá ser apresentada no Serviço de Atendimento Personalizado da Câmara Municipal.

Entre outras condições, os candidatos não poderão ter reprovado no ano anterior, nem possuir qualquer licenciatura, mestrado integrado ou curso equivalente.

Conforme o estipulado no regulamento, os bolseiros irão desenvolver trabalhos de índole social, ambiental, administrativa, cultural e/ou desportiva na Autarquia, durante um período de 22 dias úteis/154 horas, no período de férias letivas, uma experiência que os beneficiários têm definido como muito positiva e bastante enriquecedora, na medida em que lhes possibilita um primeiro contacto com o mundo laboral e, em muitos dos casos, com a sua área de formação.