Biblioteca Municipal de Esposende recebe José Milhazes para apresentação do seu mais recente livro

22 Jul 2022

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, acolhe amanhã, dia 23 de julho, pelas 22h00, o historiador e jornalista José Milhazes para a apresentação do seu livro mais recente “A mais breve História da Rússia”. A sessão tem entrada livre, sujeita às limitações do espaço.

A iniciativa insere-se na programação cultural do Município e enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

José Milhazes nasceu em 1958, na Póvoa de Varzim, onde cresceu. Em 1977, parte para a União Soviética a fim de cursar História da Rússia e assistir à “construção do comunismo”. Licenciou-se em História da Rússia, na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov), e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas.
Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Foi correspondente da Agência Lusa, SIC e RDP em Moscovo. Colaborou igualmente nas redações em língua portuguesa da BBC e da RFI.
Em 2008, doutorou-se na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com a tese “Influência das ideias liberais portuguesas e espanholas no Movimento dos Dezembristas na Rússia.”
Regressou a Portugal em 2015, depois de quase 40 anos na Rússia e onde constituiu família, com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas.
É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos “O Essencial sobre o Fim do Império Soviético”, INCM, 2011; “ Rússia e Europa: Uma parte do todo”, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2016; “As minhas aventuras no País dos Sovietes”, Oficina do Livro, 2017; “Os Blumthal: Uma história real de vidas sacrificadas às piores utopias e tiranias do século XX”, Oficina do Livro, 2019; “Do Porto ao Gulag: a viagem secular de uma família portuense ao Império Russo-Soviético”, Oficina do Livro, 2020; “Putin: Em busca da eternidade”, Sábado, 2020.
O seu último livro, “A mais breve História da Rússia”, editado em 2022, mas antes da guerra na Ucrânia, aliado ao profundo conhecimento da Rússia, faz de José Milhazes uma pessoa singular no atual contexto político e social do mundo.
Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa.