Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Praias de Esposende voltam a acolher bibliotecas

14 Jul 2022

biblio

Com o objetivo de promover o livro e a leitura e aproximar a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura à comunidade, o Município de Esposende abre ao público quatro bibliotecas de praia, disponibilizando livros e jornais nos locais habitualmente mais frequentados nesta época do ano, de 18 de julho a 2 de setembro, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia.
Após dois anos de interregno, devido à pandemia, a Câmara Municipal de Esposende reativa uma tradição com 26 anos que se insere na aposta formativa dos seus munícipes e na disponibilização de livros e jornais aos veraneantes.
Nas praias de Esposende, à sombra da Bandeira Azul, pode descobrir-se o prazer da leitura e perceber o segredo do sucesso de um projeto que, em 1996, era ousado, mas que a adesão conferiu assertividade.
Nestas bibliotecas pode encontrar livros de género variado, jornais nacionais, regionais e locais, bem como uma variedade significativa de revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto, para ler na esplanada ou para requisição domiciliária. Os veraneantes têm igualmente à disposição diversas publicações do Município, podendo ainda consultar informação turística sobre o concelho de Esposende. Também dispõem de livros em inglês, francês ou alemão.
As bibliotecas de praia oferecem um espaço próprio para crianças, com almofadas que convidam à leitura, ao desenho ou ao jogo e, com o objetivo de fomentar atividades em grupo (família, amigos), são disponibilizados jogos de tabuleiro para várias idades.
Apesar de o projeto não assentar nas novas tecnologias de informação e comunicação, privilegiando sempre o suporte impresso, algumas bibliotecas de praia estarão dotadas de WIFI.
Com uma frequência média anual de 15 mil utilizadores, o projeto das Bibliotecas de Praia é totalmente suportado pelo Município de Esposende e conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração dos bolseiros, no âmbito do serviço cívico/comunitário que prestam ao abrigo da atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
Esta iniciativa insere-se no contexto da ambição do Município em contribuir e impulsionar os resultados preconizados no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.