Animação de NATAL nas ruas do concelho de Esposende

10 Dez 2021

DUENDES CONGELADOS2
Para conferir o espírito natalício, o Município de Esposende e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) programaram uma série de atividades e animação, especialmente direcionadas para os mais novos, tendo sempre presentes as regras impostas pela Direção Geral de Saúde para prevenção do contágio pela Covid-19.
O Natal voltou cheio de cor, luz e brilho, não só às principais ruas e largos da cidade, mas também a todas as freguesias do concelho, através de um apoio extraordinário, concedido pela Câmara Municipal às Juntas de Freguesia, criando uma dinâmica própria da época natalícia, com o envolvimento dos comerciantes, dos habitantes e dos transeuntes.
“Queremos reforçar o sentimento de esperança junto dos esposendenses. A animação natalícia pretende ser um sinal para que todos reencontrem a alegria do Natal. Pretendemos, também, ajudar o comércio local, promovendo o consumo nas lojas locais e atraindo visitantes que dinamizem a economia”, justifica o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Um mercado de Natal animará, de 1 a 24 de dezembro, o Largo Avelino Pires Carneiro, junto aos Bombeiros Voluntários de Fão, enquanto a Zona Ribeirinha de Esposende acolhe, de 4 de dezembro a 9 de janeiro, o Parque do Natal e o Trenó do Pai Natal, entre 11 e 31 de dezembro. No dia 18, este espaço temático acolhe o espetáculo Duendes Congelados, às 15h30, sendo, também, destino final da Parada do Pai Natal, no dia 19, tendo o cortejo início no Largo Dr. Fonseca Lima, às 15h30, seguindo pela rua 1.º de Dezembro e Largo Rodrigues Sampaio.
A promoção dos produtos de Esposende estará em evidência, de 17 a 23 de dezembro com a Feira de Natal (NATAL ESLOCAL), entre as 15 e as 20 horas, no Largo Rodrigues Sampaio e o Centro de Informação Turística abre, a 7 de dezembro, a exposição de coroas “O meu Natal é Ecológico” que permanecerá aberto ao público até 7 de janeiro.
As iguarias associadas à quadra natalícia estarão em destaque, através da Webinar “O saber não ocupa lugar: Cupcakes de Natal”, no dia 11, entre as 14h30 e as 16h30, através das redes sociais, ou o showcooking e provas, às 16h30 do dia 18, no Largo Dr. Fonseca Lima.
A oferta cultural para a época de Natal também é contemplada, com a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura a propor os Desafios Ler +, a partir do dia 22 e disponível na aplicação para telemóvel.
O Centro Interpretativo de São Lourenço apresenta História de um bravo castrejo, nos dias 20, 21, 22 e 27, 28, 29 e o Centro de Educação Ambiental (CEA) dinamiza as suas oficinas de férias de Natal, nos dias 20, 22, 28 e 27, 28 e 29, entre as 10h00 e as 12h00 e das 14 às 16 horas.
O programa de Natal complementa-se com a projeção de filmes, no Auditório Municipal. No dia 10 será exibido o filme FÁTIMA, com projeções às 10h00, 14h30, 21h30 e, no dia 11, exibe-se o filme Casa Gucci e o filme Encanto, nos dias 17, 18 e 19. Cantar 2 (Sing 2) será exibido nos dias 23 e 26. Dia 2 de janeiro será projetado o filme West Side Story.
No dia 11 de dezembro, assinalando o 10.º aniversário da Loja Social de Esposende, realiza-se um Open Day Social, entre as 10h0 e as 18h00, para conhecer este projeto de amplo impacto no concelho e na região. Ainda na área social, a Escola Secundária Henrique Medina promove, de 13 a 17 de dezembro, a Feira do Voluntariado 2021. No dia 28 de dezembro realiza-se o workshops: Bullying e cyberbullying, às 17h30, no Auditório Municipal de Esposende.
No arranque do novo ano, no dia 7, abrirá ao público a Exposição “Os segredos do mar” que estará patente no Auditório Centro de Educação Ambiental até 26 de janeiro.
Para quem pretender complementar estes dias de festas e de convívio com a família com uma visita cultural, pode apreciar, no Museu Municipal, a exposição de pintura de Celeste Ferreira e a exposição gráfica Roteiro do Património Cultural Religioso. De terça a sexta, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Sábados, domingos e feriados: 14h00h às 17h00.