Município de Esposende entrega Prémio Literário Manuel de Boaventura 2021 a Mia Couto

25 Jun 2021

dia10_PROGRAMA_2021

O Município de Esposende distingue, no próximo dia 9 de julho, o escritor Mia Couto, vencedor da edição de 2021 do Prémio Literário Manuel de Boaventura. O romance “O Mapeador de Ausências”, foi eleito pelo júri, no dia 25 de fevereiro, entre 104 obras provenientes de vários países de língua portuguesa.

O escritor moçambicano Mia Couto sucede a Ana Margarida de Carvalho que, em 2017 venceu o prémio literário Manuel Boaventura com a obra “Não se pode morar nos olhos de um gato” e a Filipa Martins que, em 2019, venceu com o livro “Na Memória dos Rouxinóis”.

O júri justifica a distinção “por se tratar de uma narrativa de elevada maturidade literária que, com particular sensibilidade, consegue cruzar tempos distintos da realidade moçambicana, oferecendo ao leitor uma expressiva representação do país no período colonial e pós-colonial”.

“O Mapeador de Ausências” retrata a história do regresso de Diogo Santiago, prestigiado e respeitado intelectual moçambicano, professor universitário e poeta, à sua terra natal, a cidade da Beira, nas vésperas do ciclone que a arrasou em 2019, para receber uma homenagem que os seus concidadãos lhe querem prestar. Mas o regresso à Beira é também, e talvez para ele seja sobretudo, o regresso a um passado longínquo, à sua infância e juventude, quando ainda Moçambique era uma colónia portuguesa.

Além da cerimónia agendada para as 17 horas de 9 de julho, a presença de Mia Couto em Esposende servirá para uma conversa informal, no sábado, dia 10, pelas 21h30,

tendo como tema “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”, com a participação do escritor, do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e de Sérgio Guimarães de Sousa, professor da Universidade do Minho.

A agenda de Mia Couto completa-se com um encontro com leitores, no domingo, dia 11, pelas 11 horas, no Café Hygge Bar da Praia Esposende, tendo como mote “Mar me quer”. A entrada é livre, mas está sujeita à lotação dos espaços, sendo obrigatória a inscrição para os eventos dos dias 9 e 10 em: https://esposende2000.scl.pt/bilheteira.php

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi instituído pela Câmara Municipal de Esposende, com o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende. De periodicidade bienal e com o valor pecuniário de 7 500 euros, contempla a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.