Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Loja Social de Esposende conquista Menção Honrosa em Inovação e Sustentabilidade

07 Janeiro 2016
A Loja Social de Esposende foi distinguida com uma Menção Honrosa, na categoria Inovação e Sustentabilidade, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), no âmbito da 4.ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio.
A Loja Social de Esposende foi distinguida com uma Menção Honrosa, na categoria Inovação e Sustentabilidade, pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), no âmbito da 4.ª edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio. A entrega do prémio ocorrerá em cerimónia pública, a realizar no terceiro trimestre deste ano.

Implementado em dezembro de 2011, no âmbito da Rede Social de Esposende, este projeto afirma-se como uma iniciativa de elevado potencial de empreendedorismo social, atendendo a que assenta em soluções inovadoras e sustentáveis na ajuda e apoio às pessoas que atravessam dificuldades socioeconómicas. Com efeito, esta rede de partilha permite não só apoiar as famílias com maiores carências económicas, mas também aqueles que, com preocupações ambientais e económicas, acedem à Loja para a realização de trocas de bens, dispensando os que lhes são supérfluos e levando outros de maior utilidade. Esta possibilidade permite-lhes, além da reutilização dos bens, fazer face a possíveis constrangimentos económicos e promover uma consciência mais ecológica e solidária.

A atribuição da Menção Honrosa no plano da Inovação e Sustentabilidade visa, assim, distinguir este projeto que se assume como uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade, bem como um complemento à intervenção social concelhia, rentabilizando os recursos disponíveis, eliminando a sobreposição da intervenção e permitindo um melhor planeamento entre serviços e entidades que intervêm nesta área. A Loja Social foi selecionada, juntamente com mais dois projetos, num universo de 52 candidaturas.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, organismo que congrega um vasto conjunto de organizações ligadas à economia social, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social. No âmbito da inovação e sustentabilidade, pretende distinguir e premiar organizações da economia social que se tenham diferenciado pelo desenvolvimento de projetos com abordagens e soluções inovadoras e sustentáveis para uma questão socioeconómica ou ambiental.

Recorde-se que o projeto da Loja Social está certificado como ES+ (Iniciativa de Alto Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social) no Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social de Portugal e valeu a nomeação para os Prémios Município do Ano Portugal 2015.