Município de Esposende atribuiu apoios financeiros de cerca de 90 000 euros

11 Maio 2023

Associação Esposende Solidário e Juntas e Uniões de Freguesia

O Município de Esposende vai atribuir um conjunto de apoios financeiros, no montante global de 89.193,98 euros, a instituições e Juntas de Uniões de Freguesia do concelho, de acordo com deliberações aprovadas, por unanimidade, em reunião do executivo municipal.

Deste montante, 60.000 euros serão transferidos para a Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado, para apoio à aquisição de um terreno confrontante com o equipamento Centro Comunitário de Vila Chã, para ampliação das suas instalações, o que permitirá alargar as suas respostas sociais.

O Município sustenta a atribuição deste apoio “como um contributo para a estratégia de modernização da Esposende Solidário, fundamental para responder de forma mais eficiente, eficaz e sustentável aos problemas sociais, procurando cumprir, desta forma, a sua missão, sobretudo na qualificação das respostas, bem como em afirmar a sua sustentabilidade”.

Na sua proposta, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, nota que, tendo por base as orientações contidas no Plano de Desenvolvimento Social, os serviços prestados pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) às comunidades são cada vez mais complexos e confrontam-se com novas exigências. Neste contexto, impõe-se a necessidade de se capacitarem de forma a potenciarem uma melhor qualidade nos serviços que prestam à comunidade, para, assim, prosseguirem os fins sociais no combate à pobreza e à exclusão a que se propõem, garantindo, em simultâneo, a autonomia e a sustentabilidade da sua ação, numa estratégia alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Considerando que a intervenção social deve corresponder às necessidades sentidas pela comunidade, a Esposende Solidário proporciona respostas ao desenvolvimento do acompanhamento ao indivíduo e família com problemas ligados ao álcool e respostas na área da infância, juventude e seniores, designadamente ateliers juvenis, centro de dia, centro de atividades de tempos livres, creche, serviço de apoio domiciliário e centro de convívio. Atendendo à abrangência dos serviços que presta, torna-se necessário ampliar as instalações, para dar cabal apoio à comunidade onde está inserida, sublinha o Presidente da Câmara Municipal.

Ao abrigo da política de apoio às Juntas e Uniões de Freguesia, o Município vai apoiar a União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra na aquisição de um veículo de transporte de passageiros, usado, com capacidade para 9 passageiros. Assim, a autarquia deliberou atribuir o montante de 23.850 euros, correspondente a 90% do valor total do veículo, tal como estipulado no regulamento de apoio à aquisição de viaturas. A aquisição deste veículo afigura-se uma necessidade para fazer face às diversas solicitações da comunidade e, dessa forma, poder apoiar as atividades das escolas e instituições da freguesia.

Por sua vez, a Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão viu aprovada a atribuição de um apoio financeiro, no valor total de 4 384,10 euros, para aquisição de uma máquina corta-relva e de um soprador, e a Junta de Freguesia de Antas o montante de 1.959,88 euros, para reparação do trator ao serviço da freguesia.

Por esta via, o Município garante os recursos para que as Juntas e Uniões de Freguesia concelhias possam desenvolver o seu trabalho, dando resposta efetiva às comunidades destas freguesias, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.