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Loja Social de Esposende já ajudou mais de 1200 famílias

28 Abril 2023

 

A Rede Social de Esposende tem tido um papel preponderante no desenvolvimento de estruturas de parceria, na qual o Município de Esposende tem assumido um fulcral papel de dinamização e de promoção do desenvolvimento social local, através de dinâmicas participativas. A Loja Social é o lado visível desse projeto, corporizando políticas sociais ativas com vista à erradicação e atenuação da pobreza e da exclusão social de famílias em situação mais vulnerável.

A Loja Social de Esposende Rede + Colaborativa tem por objetivo sensibilizar e capacitar para a partilha e reutilização dos bens, promover o voluntariado, capacitar para que as pessoas, famílias e instituições adotem práticas mais sustentáveis, colaborativas e com mais competências sociais e económicas, potenciando a economia circular como ferramenta de desenvolvimento social.

Desde a sua constituição, em 2012, e até 2021, a Loja Social recebeu 21 462 doações, correspondendo a um total de quase três milhões de bens doados. No último ano, fruto de 2 639 doações, a Loja Social recebeu 451 048 bens doados que chegam à população mais necessitada.

Apoiar pessoas e famílias, agregando valores, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o desenvolvimento sustentável são os desígnios da Loja Social, com o objetivo de constituir uma resposta colaborativa na promoção da coesão social, assente na capacitação cívica e de participação das pessoas.

Na Ação Educativa e desenvolvimento sustentável, visando criar uma maior proximidade, através de atividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos, procurou-se potenciar o conceito local de educação para a cidadania. Entre 2012 e 2022 participaram nesta ação 287 entidades, num total de aproximadamente 3 mil pessoas.

Outro eixo fundamental assenta na economia colaborativa e de partilha, em que a Loja Social de Esposende tem vindo a apoiar a população para um estilo de vida sustentável, consciencializando-os para um consumo responsável, em que reciclar, reutilizar e reaproveitar os bens são valores sempre presentes. Estas ações contribuem para um ambiente melhor, e permitem satisfazer as necessidades da comunidade, conduzindo a consumos e modos de vida responsáveis, inclusivos e sustentáveis e à promoção de práticas de sustentabilidade e de responsabilidade para o bem comum.

Neste eixo, somam-se 24 mil doações, correspondendo a perto de 4 milhões de bens doados que, canalizados para a economia circular, representaram perto de 25 mil trocas, beneficiando 1 274 famílias.

A Loja Social é, também, um importante polo de promoção do voluntariado, suportado por um planeamento concertado e transparente que permite alcançar uma maior sustentabilidade no seu funcionamento. Atualmente há 71 voluntários contínuos a participar na atividade da Loja e 159 voluntários pontuais.

O reconhecimento da atividade desenvolvida pela Loja Social traduz-se em vários prémios, nomeadamente em 2014, no âmbito do projeto Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social em Portugal, com o Reconhecimento de Iniciativa de Elevado Potencial de Empreendedorismo Social. Em 2015, no âmbito do UM Cidades, viu ser-lhe atribuído o Prémio Município do Ano de 2015 e, em 2016, no âmbito do Prémio António Sérgio, foi-lhe atribuída a Menção Honrosa na categoria de inovação e sustentabilidade.

Em 2018 venceu o 9.º Prémio Manuel António da Mota, que distinguiu instituições que contribuem com os seus projetos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, em 2019, viu aprovada a candidatura na TO 3.32 – Capacitação para o Investimento Social, Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) - Portugal Inovação Social (EMPIS).

Em 2021, a Loja Social foi visitada pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo de Sousa, momento marcante e que representou mais uma excelente forma de divulgação do projeto.

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