Município atribui apoio de 100 mil euros para ASCRA alargar valências

06 Abril 2023

O Município de Esposende vai apoiar com 100 mil euros, a Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA), para a aquisição de um terreno contíguo às instalações onde funcionam as suas valências, acolhendo aí um total de 246 utentes. A atribuição do apoio foi aprovada, por unanimidade, na reunião de hoje do Executivo Municipal.

“Os serviços disponibilizados pelas IPSS são cada vez mais complexos e confrontam-se com novas exigências que implicam a necessidade de se capacitarem e enfrentarem o mercado de forma a gerarem melhor qualidade nos serviços que prestam à comunidade”, sustentou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim pereira.

A ASCRA dispõe dos serviços de creche, onde acolhe 50 utentes, jardim-de-infância (30 utentes), Centro de Atividades e Tempos Livres (76 utentes), Centro de Dia (30 utentes), Serviço de Apoio Domiciliário (20 utentes) e Casa de Acolhimento Temporário para crianças e jovens em risco (20 utentes).

As crescentes necessidades da comunidade exigem uma resposta qualificada. Por isso, revela-se imprescindível potenciar políticas que propiciem a modernização das instalações, respondendo de forma mais eficiente, eficaz e sustentável aos problemas sociais”, justificou Benjamim Pereira que alertou para as alterações do quadro económico e social em que se movimenta o concelho de Esposende, classificado como território em desenvolvimento nas mais diversas áreas, sustentando a adoção de formas de atuação para um concelho de bem-estar social.

O Município de Esposende continua a apostar nas respostas sociais tradicionais que vão da infância ao envelhecimento e que a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021 -2030, aponta a pobreza como fenómeno complexo e multidimensional, o qual constitui violação dos direitos humanos e de cidadania e que exige uma atuação integrada das diferentes áreas setoriais no domínio da intervenção pública.

O pedido de investimento proposto pela ASCRA, nomeadamente para a comparticipação de 100 mil euros para a aquisição de um terreno, constitui uma estratégia de modernização da associação que procura responder de forma mais eficiente, eficaz e sustentável aos problemas sociais, procurando cumprir desta forma a sua missão.