Parceiros da Rede Social de Esposende veem os seus projetos reconhecidos a nível nacional e internacional

13 Janeiro 2023

Parceiros da Rede Social de Esposende viram os seus projetos aprovados, no âmbito de candidaturas a programas nacionais e internacionais. Enquanto fórum de trabalho em parceria que proporciona uma maior eficácia nas respostas e desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária, a Rede Social proporciona a identificação de necessidades comuns, contribuindo para o desenvolvimento social local e dar corpo a uma sociedade inclusiva e sustentável.

O projeto "Por um Galho, Intervenção Social e Artística pela Natureza", promovido pelo Grupo de Acção de Solidariedade Social de Antas venceu, recentemente, o prémio internacional "Amateo Award 2022" que visa o reconhecimento de projetos criativos inspiradores que tenham um forte impacto positivo na comunidade e em que os principais intervenientes sejam artistas não profissionais.

Esta distinção vem reforçar a importância do papel das artes enquanto instrumento de transformação e sensibilização social. O projeto "Por um Galho-Intervenção Social e Artística pela Natureza" é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa, através da iniciativa Partis & Art for Change, tendo como parceiros a Rio Neiva - Associação Defesa do Ambiente, o Parque Natural Litoral Norte, a Junta de Freguesia de Antas e o Município de Esposende.

Ainda na área do envelhecimento, a Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente foi umas das 36 entidades que viu o seu projeto “Verdecer - atividades baseadas na natureza para um envelhecimento ativo” distinguido pelo Prémio BPI Fundação ”La Caixa” Seniores 2022. Esta edição do Prémio BPI Fundação ”La Caixa” Seniores atribuiu 1,3 milhões de euros aos 36 projetos que procuram dar respostas sociais aos problemas da solidão emocional e social dos mais velhos, evitando o progressivo isolamento na comunidade.

Também a HOPE! Centro de Respostas Sociais, instituição recentemente sedeada em Esposende e membro do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Esposende, viu a sua candidatura aprovada no concurso 2022: Programa Cidadãos Ativ@s. Este programa é gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, componente dos EEA Grants.

O projeto Memórias do Bairro pretende reconhecer a importância das pessoas idosas e com demência nas tomadas de decisão face à sua vida, trabalhando junto dos profissionais das instituições com respostas nas áreas do envelhecimento, de voluntários e da comunidade em geral.

Ao todo foram selecionados 20 projetos de intervenção social, cujo objetivo é fortalecer a sociedade civil, reforçar a cidadania ativa e reconhecer os grupos vulneráveis.

O Projeto “Making Moments Matter” também foi aprovado. A candiatura da HOPE! Centro de Respostas Sociais, em parceria com a organização irlandesa Saint Joseph’s Shankill (maior instituição dedicada à demência na Irlanda) decorreu no âmbito do Programa Erasmus+. Este projeto visa remover barreiras artificiais entre os vários tipos de ações e projetos, promovendo novas ideias, atraindo novos intervenientes do mundo do trabalho e da sociedade civil e estimulando novas formas de cooperação.

O Projeto “Making Moments Matter: programa de capacitação e empoderamento de voluntários para o suporte de pessoas que vivem com demência” foi aprovada no âmbito da Ação Chave 2, Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas, cujo objetivo é apoiar às organizações que possam trabalhar em conjunto para melhorarem os seus programas e partilharem práticas inovadoras.

O Presidente do CLAS regozija-se e felicita as entidades que viram os seus projetos reconhecidos, antevendo o enriquecimento das comunidades locais, através da mobilização de recursos e redes de solidariedade, direcionados ao bem-estar coletivo e esperando que tal possa resultar na melhoria da qualidade de vida dos Esposendenses.

Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.