Café Memória de Esposende retomou sessões presenciais

19 Julho 2022

Após um período de interregno de cerca de dois anos, devido à pandemia da Covid 19, foram retomadas as sessões presenciais do Café Memória de Esposende, na Casa da Juventude, que irão manter-se ao terceiro sábado de cada mês, das 10h00 às 12h00.

Na sessão realizada no passado dia 16 de julho esteve presente a cooperativa artística Frenesim e a “HOPE! Respostas Sociais”, que se encontra a dinamizar o projeto "Memórias do Bairro", um projeto de intervenção comunitária que pretende transformar Esposende numa comunidade, ainda mais, amiga das pessoas com demência. Este regresso foi marcado por momentos de ritmo, de muitas aprendizagens e de partilha entre os voluntários e participantes, evidenciando a pertinência deste projeto na comunidade.

O projeto Café Memória chegou a Esposende em 2018, fruto de um protocolo entre Câmara Municipal de Esposende, a Associação Alzheimer Portugal, a empresa Sierra Portugal, S.A. e o Centro Social da Juventude Unida das Marinhas (CJUM), contando com o apoio de um estabelecimento local de restauração, o Vermelhinho Caffé. Na sua dinamização local, o projeto assenta em parcerias locais e estratégicas, ao nível da integração de parceiros da Rede Social de Esposende.

O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores/as, para partilha de experiências e suporte mútuo. Num ambiente acolhedor, reservado e seguro, facilita-se a interação entre pares, oferece-se apoio emocional, informação atual e útil e promove-se a participação em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal. Em Portugal, o Café Memória teve início em 2013 e, ao longo dos anos, expandiu-se por todo o território nacional, com Esposende a assumir o 19.º Café Memória.

Por razões associadas às medidas de contingência declaradas em contexto de pandemia, as sessões presenciais ficaram suspensas em março de 2020, passando então a desenvolver-se em formato digital, sob o lema “Café Memória Fica em Casa”.

A implementação deste projeto enquadra-se dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cujas metas o Município de Esposende assumiu para o seu plano de ação.

01_foto_grupo