Município de Esposende estabelece protocolos com diversas entidades

21 Abril 2022

O Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara, um conjunto de protocolos de cooperação a estabelecer com diversas entidades, em vários domínios.

Em causa estão parcerias para a implementação e desenvolvimento de um conjunto de atividades e projetos, que se enquadram no âmbito das políticas municipais e que configuram o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Enquanto Município Amigo do Desporto, Esposende vai estabelecer um acordo de cooperação com a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Associação de Basquetebol de Braga e a Associação Cidade Social, com vista à promoção de hábitos saudáveis de vida através da prática informal desta modalidade. Através da adesão ao Programa 3x3 BASKETART, da Federação Portuguesa de Basquetebol, a prática desta categoria de basquetebol será desenvolvida no Polidesportivo de Apúlia, num quadro de street art, envolvendo artistas locais para a execução obras de arte que constituam o cenário da prática desportiva. Este projeto extravasa o âmbito desportivo, interligando-se com a componente social que tem vindo a ser trabalhada junto da comunidade de Apúlia pela Câmara Municipal.

Também no plano social, serão estabelecidos protocolos de cooperação com a entidade Pista Mágica e com a 1000ROSTOS - Associação Ação Social. O primeiro destes acordos visa a operacionalização do projeto VES - Voluntariado de Emergência Social, que se constituirá como uma estratégia de reforço da capacidade social e comunitária face a respostas críticas de exclusão social agravadas pelo contexto da pandemia provada pela Covid 19 e atualmente, pela situação de crise, provocada pelo conflito na Ucrânia. O protocolo com a 1000ROSTOS visa a implementação, através da Loja Social de Esposende, do Programa de Ativação Social, de Costura e Upcycling e de Empoderamento feminino para mulheres desempregadas acima dos 50 anos, como forma de aumentar a sua autoestima, bem-estar e qualidade de vida, sensação de pertença e valorização pessoal, aumentando, assim, o seu perfil de empregabilidade e participação cívica.

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou a celebração de um protocolo de cooperação com a ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, através do qual o Município apoiará a gestão do Centro Qualifica Litoral Cávado, projeto que envolve a ACICE, a Escola Profissional de Esposende e a Escola Secundaria Henrique Medina. Por esta via, o Município contribui para a continuidade deste projeto de manifesto e relevante interesse municipal, para a qualificação e fomento do desenvolvimento integrado e inclusivo da população adulta do concelho de Esposende, consubstanciando uma resposta ao problema do analfabetismo e baixas qualificações.

O executivo aprovou, ainda, uma adenda ao protocolo estabelecido com a Ordem dos Médicos Veterinários, no âmbito do Plano Estratégico Municipal para o Bem-Estar Animal, sendo que esta atualização se prende com o financiamento dos custos de gestão da plataforma relativa ao Cheque Veterinário.