Esposende distinguido como “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Desporto”

03 Setembro 2021

A Câmara Municipal de Esposende foi distinguida como “Autarquia Solidária” e “Município Amigo do Desporto” pela CIDADE SOCIAL, uma plataforma on-line de disponibilização de informações e boas práticas para aumentar o valor da intervenção dos municípios portugueses nas áreas do Desporto, Juventude e Educação.

A distinção ocorreu, no dia 1 de setembro, em cerimónia realizada no Centro de Congressos e Desporto de Matosinhos, com a presença da Vice-presidente da autarquia, Alexandra Roeger, que detém o pelouro da Coesão Social, e do Vereador do Desporto, Rui Losa.

Esposende viu aprovada a candidatura ao programa “Autarquia Solidária”, da CIDADESOCIAL, em reconhecimento do vasto trabalho que o Município tem vindo a desenvolver ao nível das boas práticas e políticas na área da Ação Social. Este programa visa auxiliar as autarquias a implementarem e reconhecerem programas de cooperação e desenvolvimento comunitário que contribuam para o desenvolvimento de sociedades mais solidárias e equitativas.

Pelo terceiro ano consecutivo, a autarquia foi também distinguida como “Município Amigo do Desporto”, em reconhecimento do trabalho desenvolvido no plano desportivo. Este programa traduz-se num grupo de boas práticas de gestão e de formação dos modelos de intervenção dos municípios no fomento de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo, assim como dos resultados obtidos.

Em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, a postura do Município, quer no plano da Coesão Social quer do Desporto, é, assim, reconhecida publicamente.