Município de Esposende disponibiliza apoio especializado a cuidadores

25 Maio 2021

Flyer _ Cuidadores
A Câmara Municipal de Esposende celebrou um protocolo de colaboração com o Centro de Assistência Social à Terceira Idade e Infância de Sanguêdo, para a implementação do Projeto Cuidar de Quem Cuida (CQC), cujo objetivo é criar uma rede de suporte formal aos cuidadores/as informais e, em simultâneo, para promover a melhoria da qualidade de vida destes/as e, ainda, das pessoas cuidadas. Concluído o processo de capacitação das instituições da Rede Social de Esposende, entra-se numa nova etapa de apoio especializado aos cuidadores.
O Município de Esposende passa, assim, a dispor do Atendimento especializado e individualizado ao Cuidador Informal, a funcionar nas instalações da Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social, ajudando os munícipes a ter acesso a um conjunto de medidas de apoio e direitos de diversa natureza.
Cuidar de Quem Cuida é um programa de capacitação para a implementação de respostas de apoio especializado junto de cuidadores/as informais e que passa pela implementação de diversos programas, como o Psicoeducativo para Cuidadores Informais de pessoas com demência, ou Psicoeducativo para Cuidadores Informais não especificados, além de um Grupo de Ajuda Mútua, decorrente do Programa Psicoeducativo e um Gabinete de Apoio ao Cuidador.
Os cuidadores informais passam, ainda, a dispor de informação e aconselhamento, grupos psicoeducativos e apoio psicológico, podendo para o efeito, contactar os serviços presencialmente na Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social, através do 937630860 ou do e-mail accaosocial@cm-esposende.pt
Os principais objetivos do CQC passam pela promoção de respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC, privilegiando a cooperação intermunicipal e de multidisciplinaridade entre profissionais de diversos parceiros da área social e da saúde.
Aderiram ao projeto CQC a Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, o Centro Social da Paróquia de Curvos, o Centro Social João Paulo II, o CICS Palmeira de Faro, a Esposende Solidário, a Fundação Lar de Santo António, o Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas, a Santa Casa da Misericórdia de Esposende e a Santa Casa da Misericórdia de Fão. Cada instituição contribui com os seus recursos disponíveis, ajudando a disseminar toda a informação útil sobre o cuidador e a pessoa cuidada, os seus direitos e benefícios, medidas de apoio e serviços.
Este projeto insere-se também no contexto do contributo que Esposende pretende dar ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).