Município de Esposende alerta jovens para violência no namoro

01 Fevereiro 2016
No mês em que se comemora o Dia dos Namorados, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, a Escola Secundária e a Escola Profissional de Esposende, vai desenvolver ações de sensibilização sobre violência no namoro, dirigidas aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.
No mês em que se comemora o Dia dos Namorados, a Câmara Municipal de Esposende, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, a Escola Secundária e a Escola Profissional de Esposende, vai desenvolver ações de sensibilização sobre violência no namoro, dirigidas aos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, alertando-os e consciencializando-os para o flagelo da violência nas relações de intimidade.

Estas ações enquadram-se no âmbito da intervenção do Espaço Bem me Querem, espaço do Município de Esposende de apoio a vítimas de violência doméstica e de prevenção do flagelo que é a violência, e visam, sobretudo, contribuir para a construção de relações saudáveis que passam pela confiança, respeito e construção de um projeto de vida afastado da violência.

Consciente de que estas ações serão tanto mais eficazes quanto mais precocemente for abordado este tema, o Município entendeu integrá-las no Programa Municipal de Educação para a Saúde, ao abrigo do projeto Crescer Saudável, que conta como parceiros com as escolas do concelho.

O combate e prevenção à violência no namoro pretende identificar sinais de agressividade nas relações, muitas vezes desencadeada pelo uso das novas tecnologias, nomeadamente telemóveis e redes sociais, com controlo assoberbado sobre os parceiros, bem como reconhecer as atitudes de aceitabilidade face a estas situações, dando ainda conhecer as consequências de um namoro pouco salutar, com implicações nos domínios físicos, psicológicos e sociais dos jovens.