Município de Esposende proporciona Festa dos Santos Populares a 1700 idosos do concelho

05 Junho 2014

Aproximadamente 1700 idosos vão participar amanhã, 6 de junho, na Festa dos Santos Populares que o Município de Esposende volta a organizar na Quinta da Malafaia, em Antas, adesão que reflete o agrado da comunidade idosa face a este tipo de iniciativas.

Está previsto um convívio onde não faltará a sardinha assada e o caldo verde tão típicos desta quadra, bem como a realização das marchas populares a cargo das instituições com valência para a terceira idade e Juntas de Freguesia do concelho. Este ano, também vão incorporar o desfile várias crianças, num encontro intergeracional que proporciona a partilha e o convívio dos mais velhos com os mais novos.

A iniciativa é dirigida aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de deficiência com autonomia com idade superior a 35 anos e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade, estando ainda aberta a pessoas com idade inferior a 65 anos casadas ou a viver em união de facto com inscritos na iniciativa e os filhos portadores de deficiência, independentemente da idade.

O programa inicia-se com a receção aos participantes, às 10h30. Uma hora mais tarde terá lugar o desfile de marchas alusivas aos Santos Populares, que prosseguirá da parte da tarde, logo após o almoço. A festa prossegue depois com a animação a cargo da Quinta da Malafaia, estando o regresso a casa previsto para as 17h30.

A Festa dos Santos Populares integra o Programa de Envelhecimento Ativo da Rede Social de Esposende e enquadra-se na política social do Município para a terceira idade, tendo com objetivos atenuar o isolamento social, fortalecer laços de amizade e desenvolver competências sociais, educativas e culturais, com vista à promoção de um envelhecimento mais ativo.

No âmbito deste Programa, realizou-se, no passado dia 21 de maio, o III Torneio de Sueca Interinstitucional, promovido pela ASCRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, tendo decorrido ontem mais uma sessão de jogos tradicionais nas instalações do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, iniciativa que se repete no próximo dia 11 de junho.