Município de Esposende apresenta projeto para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

24 Janeiro 2019

conferência1

O Município de Esposende foi convidado a partilhar o seu projeto/contributo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, na Conferência “Compromisso com a Sustentabilidade”, que decorreu no dia 22 de janeiro, em Lisboa, no âmbito da comemoração do 3.º aniversário da Aliança ODS Portugal e do 15.º aniversário da rede portuguesa UN Global Compact.

Numa atitude pioneira e inovadora, a Câmara Municipal de Esposende assumiu o compromisso de contribuir ativamente para a implementação dos ODS, e de fazer dos mesmos uma prioridade absoluta ao nível das suas atividades e áreas de intervenção. Reconhecendo o Desenvolvimento Sustentável como um dos grandes desafios mundiais e ciente do papel das autarquias enquanto instituições públicas vocacionadas para servir o interesse público local, dando corpo às ambições, preocupações e necessidades dos cidadãos, o Município decidiu alicerçar toda a gestão municipal na promoção da sustentabilidade, em todas as suas vertentes.

Esta estratégia foi dada a conhecer, na referida conferência, pela Vice-presidente da Câmara Municipal e embaixadora da Aliança ODS Portugal, Alexandra Roeger, que, no painel dedicado ao tema “Aliança ODS Portugal – parcerias para o desenvolvimento sustentável”, apresentou o trabalho desenvolvido e os contributos do Município para o cumprimento dos ODS.

A Aliança ODS Portugal é uma plataforma multistakeholder criada pela Global Compact Network Portugal, assente no ODS 17 – “Parcerias para a implementação dos objetivos”, que reúne membros dos setores empresarial, público e sociedade civil, com o objetivo de aumentar a comunicação entre organizações e partes interessadas e criar condições para o desenvolvimento de novos projetos no âmbito da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

Esta iniciativa promovida rede portuguesa da Global Compact Network Portugal e pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial e na qual Esposende foi o único Município do país representado, visou a partilha de projetos e práticas desenvolvidas no âmbito da aplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentável e o contributo para a sustentabilidade.

Importa referir que o United Nations Global Compact é uma iniciativa na área da cidadania empresarial, que teve a sua origem numa proposta do anterior Secretário-geral da ONU, Kofi Annan, no ano 2000. Assenta em dez Princípios fundamentais, sobre as áreas dos direitos humanos, práticas laborais, proteção ambiental e anticorrupção e visa promover o compromisso público e voluntário das empresas em cumpri-los.