Idosos e crianças celebraram juntos o Dia dos Avós

24 Julho 2014
O Dia dos Avós, que se comemora a 26 de julho, foi assinalado no âmbito do Programa «Envelhecimento Ativo 2014», com um Convívio Intergeracional, que reuniu cerca de duas centenas de idosos e 60 crianças. A iniciativa decorreu no dia 23 de julho, no Largo de S. Roque, em Forjães, numa organização da ACARF.
O Dia dos Avós, que se comemora a 26 de julho, foi assinalado no âmbito do Programa «Envelhecimento Ativo 2014», com um Convívio Intergeracional, que reuniu cerca de duas centenas de idosos e 60 crianças. A iniciativa decorreu no dia 23 de julho, no Largo de S. Roque, em Forjães, numa organização da Associação Social e Cultural Artística e Recreativa de Forjães (ACARF).

A festa teve início com uma aula de zumba, animadamente participada pelas crianças e pelos idosos que frequentam as diversas instituições de solidariedade social do concelho e prolongou-se ao longo de todo o dia num ambiente festivo e de grande animação.

Integrado também no Programa “Envelhecimento Ativo”, o Centro Social da Juventude de Belinho comemorou, no dia 22 de julho, o Dia da Amizade. A iniciativa contou com a presença de vários idosos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho e integrou uma aula de zumba e muita animação musical para celebrar a amizade.

Ainda no âmbito do “Envelhecimento Ativo” decorreu, no passado dia 15 de julho, no Monte de S. Lourenço, em Vila Chã, um Torneio de Malha, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Esposende, no qual participaram 8 IPSS, com 36 equipas, num total de 72 jogadores. Esta atividade visou estimular o convívio entre os utentes das diversas instituições concelhias. Uma vez mais, assistiu-se à alegria contagiante dos participantes, tendo a Centro Social e Paroquial de Curvos vencido esta eliminatória, seguindo-se em 2.º lugar a Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

O Programa “Envelhecimento Ativo 2014” é desenvolvido no âmbito da Rede Social, com o intuito de promover uma cultura de envelhecimento ativo baseada numa sociedade para todas as idades. Neste sentido, a Câmara Municipal, em conjunto com diversas entidades concelhias, desenvolve, ao longo de todo o ano, iniciativas lúdicas, recreativas, desportivas, musicais, culturais, desportivas, entre outras.