Município avança com intervenção de requalificação num dos empreendimentos de Habitação Social em Esposende

03 Outubro 2017

A Câmara Municipal de Esposende vai proceder a uma intervenção de requalificação do Bairro da Central, em Esposende, intervenção que, numa primeira fase, consistirá na substituição da cobertura do empreendimento, num investimento que rondará os 150 mil euros.

Para tal, o Município celebrou um protocolo com a Associação de Moradores do Bairro da Central, de modo a melhor operacionalizar esta intervenção.

Construído nos anos 80 pelo IGAPHE (Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado), este complexo de habitação social, um dos mais antigos do concelho, é constituído por três blocos num total de 88 fogos habitacionais.

Apesar de, ao longo dos anos, terem sido executadas intervenções pontuais de beneficiação, torna-se agora necessário uma intervenção mais abrangente. No sentido de melhorar a sua eficiência energética, o Município decidiu concretizar a intervenção de requalificação por fases, sendo que nesta primeira fase se procederá à substituição da cobertura.

O custo da obra será suportado pelo Município, no que se refere às frações sua propriedade, e pelos restantes proprietários na medida da sua condição socioeconómica.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que se inicia agora um ciclo de beneficiação dos complexos de habitação social existentes no concelho, com o intuito de proporcionar melhores condições de habitabilidade aos seus moradores.

Recorde-se que, relativamente ao Bairro da Central, a Câmara Municipal procedeu recentemente à requalificação do Parque Infantil e do Polidesportivo, dando resposta às pretensões dos seus moradores.