Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende evoca o Mar e as suas gentes num espetáculo com cerca de 120 pessoas com a água como cenário

29 Maio 2017

_DSC0077 (800x531)

“Quando o Mar é mais” é o título do espetáculo plural que estreará em Esposende no próximo sábado, dia 3 de junho, como resultado da criação coletiva das oficinas artísticas do projeto comunitário AMAReMAR, promovido pelo Município de Esposende. Tendo como cenário o Rio Cávado, o espetáculo propõe um diálogo entre o passado, o presente e o futuro de Esposende, das suas gentes, e da sua íntima ligação ao Mar. O Mar da saudade, doce e amarga, o mar calmo, que tranquiliza, mas que também é bravo e ceifa vidas de muitos que o enfrentam para ganhar a vida, o Mar que nos projetou no mundo em grandes epopeias e, através do qual, sopram ventos de modernidade com novas oportunidades de desenvolvimento e expansão.
Numa produção que envolve cerca de 120 elementos da comunidade, e onde participarão ativamente pescadores, peixeiras, embarcações de pesca, canoas e canoístas do Clube Náutico de Fão, o Coro Ars Vocalis, a “Banda Estaleiro”, com sonoplastia que recriará o universo da construção naval, o espetáculo promete cruzar a componente artística à mais profunda e genuína identidade local, numa atitude reflexiva e crítica sobre a condição daqueles cujo Mar é o seu verdadeiro “ganha-pão”, tantas vezes sujeitos a regras e cotas nacionais e comunitárias, de compreensão e justiça duvidosas.
Com encenação de Hugo Cruz e Susana Madeira, “Quando o Mar é mais” é o resultado de cerca de 9 meses de trabalho em oficinas de Teatro, Música, Ilustração, Fotografia, Vídeo, Cenografia e Figurinos, promovidas no seio da comunidade esposendense, dirigidas a todas as idades, com o grande objetivo de promover a inclusão social e a participação ativa das pessoas através das artes.
O espetáculo integra-se no âmbito do evento “Esposende, Terra de Mar”, e terá lugar na Marina Sul, em Esposende, às 22h com entrada gratuita. Está já agendada uma segunda apresentação para 23 de setembro, desta feita no Teatro Carlos Alberto, no Porto, no âmbito do MEXE - Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

Sinopse
“Quando o Mar é mais”, quando é mais fundo de tanta saudade doce ou amarga, quando está à tona em calma aparente, quando vai até à terra para desenhar novos horizontes. Esta gente é muito mar, é feita de marés de histórias, é brava, mas serena, respira a maresia, e sua em salitre. É nevoeiro, é sol, é vento, é um mar de vida e de tempos que atravessam corpos e almas. Navega-se assim, entre o fundo, a tona, e a terra, entre a dimensão poética, especialista e política, sim, porque esta gente tem muitas camadas, muitas escamas, tem naufrágios e salvamentos, mas querem mais. Mais mar.
Este caminho faz-se porque "Quando o Mar é mais", a vida também é mais.

Triumph'arte - Grupo de Teatro Comunitário de Esposende
Desde 2016, Triumph'arte - Grupo de Teatro Comunitário de Esposende, que surgiu no âmbito do Projeto AMAReMAR, iniciou o seu percurso sendo este o seu segundo espetáculo, onde com intensidade e orgulho, pretende retratar Esposende e suas gentes. Ao longo dos vários encontros semanais que caminharam até Junho de 2017, através da escolha dos participantes de locais, objetos, histórias, memórias, da conversa com distintas personalidades, e de visitas a museus e lugares emblemáticos da cidade, foi possível a construção de forma coletiva, de um resultado artístico e de reflexão sobre o lugar em que se vive, como se vive e como se quer viver. Na convivência e na partilha entre os diferentes elementos do grupo, de várias gerações, e tendo sempre o Mar como ponto de partida e de chegada, relembrou-se com saudade a Esposende do passado, refletiu-se a Esposende atual, e questionou-se a Esposende do futuro. Ao longo de todo este processo, todas as Oficinas (Teatro, Música, Ilustração e Vídeo, Fotografia) que integram o Projeto AMAReMAR, foram cruzando o seu trabalho tendo em vista uma criação diversa em linguagens e vivências.

Teaser
https://www.youtube.com/watch?v=D3Ym1_FX2Mk

Facebook
https://www.facebook.com/comunidade.amaremar/