Município convida os mais velhos a festejarem os Santos Populares

28 Abril 2017

DSC03672

Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Festa dos Santos Populares que o Município de Esposende proporciona à comunidade idosa do concelho. O evento terá lugar no próximo dia 14 de junho, na Quinta da Malafaia, em Antas, sendo que as inscrições decorrem até 29 de maio, nas sedes das Juntas de Freguesia concelhias.

A Festa dos Santos Populares integra o Programa “Envelhecimento Ativo” promovido pela Rede Social de Esposende e é dirigida aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos, portadores de deficiência com autonomia com idade superior a 35 anos e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade. Podem também participar pessoas com idade inferior a 65 anos casadas ou a viver em união de facto com inscritos na iniciativa, bem como os filhos portadores de deficiência, independentemente da idade.

Esta atividade enquadra-se na política social do Município para a terceira idade e tem como objetivos atenuar o isolamento social, fortalecer laços de amizade e desenvolver competências sociais, educativas e culturais, com vista à promoção de um envelhecimento mais ativo.

Sendo uma festa popular, a iniciativa contará com música e muita animação, não faltando a apreciada sardinha. Um dos pontos altos será o desfile das marchas alusivas aos Santos Populares a cargo dos idosos.

Na organização deste evento, o Município conta sobretudo com a colaboração das Instituições de Particulares de Solidariedade, das Juntas de Freguesia, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.