Conselho Local de Ação Social de Esposende aprovou Plano de Desenvolvimento Social 2016-2021

02 Junho 2016

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Esposende aprovou, em plenário e por unanimidade, o Plano de Desenvolvimento Social 2016-2021. Este foi um dos assuntos que esteve em cima da mesa no plenário, recentemente realizado sob a presidência do autarca, Benjamim Pereira, Presidente do CLAS.

Este é um documento estratégico que orienta e enfatiza a operacionalização de um conjunto de ações, privilegiando a congregação de esforços dos parceiros da Rede Social de Esposende na operacionalização das políticas locais de âmbito social.

Pretende-se que esta ferramenta estratégica complemente outros instrumentos de planeamento em curso, nomeadamente na área do turismo, desporto, marketing territorial, entre outros, e contribua para essa visão estratégica integrada. Tratando-se de um plano orientado para o desenvolvimento social, apresenta importantes contributos para fomentar a coesão social e contribuir para o bem-estar social da comunidade.

A estratégia inclusiva do Município está associada e integrada numa estratégia mais global de desenvolvimento do território, acentuando a vertente inclusiva em todos os domínios nomeadamente o económico, o cultural e educativo.

O Plano de Desenvolvimento Social propõe um conjunto de intervenções, deixando assim propostas e desafios às instituições do concelho¸ que poderão fundamentar eventuais candidaturas para a obtenção dos indispensáveis recursos financeiros para a sua execução.

Neste plenário, foram ainda aprovados o Relatório da Atividade da Loja Social 2015, a Avaliação do Plano de Ação 2015 e o Plano de Ação 2016 da Rede Social, bem como aprovadas as adesões ao Conselho Local de Ação Social da GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação, SA e da Orquestra da Costa Atlântica – Associação de Música e Cultura.

Foram, ainda, apresentadas duas propostas de protocolo no âmbito da Rede Social, que visam operacionalizar novas respostas sociais enquadradas na intervenção da Loja Social de Esposende, nomeadamente o protocolo de cooperação com a Delegação de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa para a criação de um Banco de Leite e de um Banco de Ajudas Técnicas, e o protocolo de cooperação com a Clínica Senhora da Saúde para a implementação do Projeto +Saúde Oral, ambos dirigidos a agregados familiares residentes no concelho de Esposende e que se encontrem em situação de comprovada carência socioeconómica.

De referir que o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento Social 2016-2021 estarão, brevemente, disponíveis na página do Município.

A encerrar o Plenário, o Presidente do Conselho Local de Ação Social, Benjamim Pereira, agradeceu a presença e a intervenção das entidades, bem como a colaboração dos parceiros em todo o processo da Rede Social.