Coro Sénior de Esposende estreia-se em concerto no Dia da Família

05 Maio 2016
O Coro Sénior de Esposende vai apresentar-se pela primeira vez em público, em concerto marcado para 15 de maio, Dia da Família, às 19h00, na Igreja Matriz de Apúlia.

Intitulado “Memórias d’(en)Cantar – Canções Tradicionais Portuguesas”, o concerto vai reunir no mesmo palco cerca de 120 dos idosos do concelho que aderiram a este projeto, que está a ser desenvolvido no âmbito do Programa Envelhecimento Ativo da Rede Social de Esposende. O espetáculo, com entrada livre, é aguardado com muita expetativa, tanto pelos protagonistas como pelo público.

Divididos em quatros grupos, os idosos têm vindo, desde o passado mês de fevereiro, e sob a direção artística e musical dos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, a realizar ensaios semanais em quatro espaços do concelho.

Aproveitando as sinergias que se desenvolveram ao longo dos cinco anos do programa, os vários parceiros da Rede Social entenderam avançar, este ano, com a criação do Coro Sénior, de modo a estimular as capacidades cognitivas e intelectuais da população sénior, tendo em vista a promoção de um envelhecimento ativo.

Assim, a comunidade sénior, institucionalizada ou não, é desafiada para a prática do canto e convidada a recordar e trabalhar as vivências e as memórias ligadas aos cantos populares e regionais, reforçando o companheirismo e o convívio, através de uma linguagem acessível a todos. O Coro Sénior de Esposende assume-se, assim, como um projeto de inclusão social, onde a música favorece o processo de comunicação, emergindo a atividade cultural, lazer e terapêutica.

Este projeto colheu, desde a primeira hora, a melhor receção por parte da comunidade sénior, que tem participado de forma entusiástica e empenhada nesta atividade. Os idosos interessados em participar podem inscrever-se em qualquer uma das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente na ACARF - Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, JUM - Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, Centro Comunitário de Vila Chã/Esposende Solidário, Fundação Lar Santo António, GRASSA – Centro Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão/Centro Social das Pedreiras.