Esposende acolheu «Encontro de boas práticas nas políticas locais» no Dia Internacional da Mulher

09 Março 2016

O Dia Internacional da Mulher, que se comemorou ontem, 8 de março, ficou marcado em Esposende pela realização do «II Encontro de boas práticas nas políticas locais», subordinado ao tema «O trabalho das autarquias na área da Igualdade de Género».

O evento, que decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, promoveu a reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual, proporcionando a partilha de experiências entre as autarquias, permitindo um melhor conhecimento da realidade e do trabalho desenvolvido na área da Igualdade de Género.

Na vasta plateia estiveram dirigentes e técnicos de autarquias, Associações, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Agrupamentos de Escolas, professores, educadores, técnicos de intervenção social e jovens, que tiveram, assim, oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre esta área ou que se movem pela causa de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Na receção aos participantes esteve a Vereadora da Coesão Social e Conselheira Local para a Igualdade, Raquel Vale, que enquadrou a iniciativa, que visa a partilha, debate e reflexão sobre a temática da igualdade de género. Em representação do Município e na qualidade de anfitriã, Raquel Vale referiu que Esposende tem em funcionamento, desde 8 de março de 2011, o Espaço Bem me Querem, orientado para a prevenção e intervenção no âmbito da violência, sendo esta considerada uma das maiores expressões da desigualdade de género. Deu nota ainda de que, no último ano, em termos de prevenção, foram realizadas 185 sessões alusivas à violência no namoro e 60 relativas ao bullying, que abrangeram aproximadamente 3500 jovens das escolas do concelho. Foram igualmente desenvolvidas ações direcionadas a professores e assistentes operacionais, a par de outras iniciativas, nomeadamente peças de teatro e exposições, que visaram a sensibilização da comunidade para as questões da violência, tráfico de seres humanos e igualdade de género.

Sob a moderação de Raquel Vale, o primeiro painel do Encontro centrou-se em duas intervenções. Carla Cerqueira, do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho, abordou a temática “Entre avanços e retrocessos: sociedade civil e igualdade de género em Portugal”, tendo focado, entre vários outros aspetos, o trabalho desenvolvido pelas Organizações Não Governamentais (ONG’s) e a sua relação com os Media. Convidado a falar sobre “Igualdade e Género na vida local”, Manuel Albano, Delegado Regional do Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, começou por se assumir “feminista de corpo e alma”, sustentando que “ser feminista não é mais do que defender os Direitos Humanos”. Focou a sua intervenção sobre os Planos Municipais para a Igualdade e sobre o papel dos municípios na promoção da Igualdade de Género e defendeu o trabalho em parceria para uma ação mais eficaz.

Isabel Abreu, do Espaço Bem me Querem, moderou o segundo painel, que se centrou sobre a “Partilha de Boas Práticas nas Políticas Locais”. Sob o mote “Cinderelas”, Maria da Paz Faria, da Câmara Municipal de Barcelos, Célia Barbosa, do Grupo Ação Social Cristã, e Daniela Miranda, do Centro Social Cultural e Recreativo Abel Varzim, deram a conhecer os projetos orientados para a promoção da Igualdade de Género. Maria da Paz Faria deu nota do Plano Municipal para a Igualdade de Género “Barcelos Plural”, Célia Barbosa apresentou o Centro de Apoio à Mulher “Casa Abrigo” e Daniela Miranda centrou a sua intervenção sobre o projeto “Conta Mais” e a intervenção desenvolvida junto das mulheres ciganas do concelho. Particularmente tocante foi o testemunho de uma ex-vítima de violência doméstica, que, através da sua partilha, pretendeu alertar, particularmente os jovens, para a importância do respeito pelos Direitos Humanos e para a Igualdade de Género.

“A Igualdade faz o nosso Género” foi o tema abordado por Júlia Fernandes, Vereadora da Câmara Municipal de Vila Verde, que focou o Plano Municipal para a igualdade de Género e as várias medidas desenvolvidas para a sua implementação. Da parte da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Carla Melo divulgou o projeto “Local D’iguais: com vista a um Município mais inclusivo”, que engloba um vasto conjunto de medidas promotoras da Igualdade de Género. A encerrar este II Encontro de Boas Práticas, esteve o Município de Vila Nova de Famalicão, que, pela voz da Conselheira Local para a Igualdade, Maria Manuela Martins, e da técnica Ana Carvalho, deu a conhecer o projeto “Impulso – Igualdade na Diferença/Diferença na Igualdade”.

Este evento traduziu-se, assim, num enriquecedor momento de partilha e de reflexão sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido nos municípios e que constitui exemplos de boas práticas para a Igualdade de Género.