Município de Esposende implementa programa de saúde oral para idosos

19 Fevereiro 2014
O Município de Esposende vai avançar com um programa de saúde oral dirigido aos idosos do concelho.

No âmbito do programa “Envelhecimento Ativo 2014” e em parceria com a Mundo a Sorrir - Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses, a Câmara Municipal vai implementar o programa “Sorrisos de Porta em Porta”, direcionado para todos os idosos institucionalizados, que tem como principal objetivo a sensibilização e a informação para a saúde oral do idoso que, voluntariamente, queira adquirir informação e submeter-se a um rastreio dentário a realizar na instituição, por dentistas da Associação. Além desta vertente, o programa contempla ainda a realização de ações de formação destinadas aos colaboradores das instituições sobre as boas práticas da saúde oral, de modo a que possam manter informados e sensibilizados os seus utentes e se mantenham alerta para os primeiros sinais que careçam de intervenção especializada.

Assim, já no próximo dia 26, os médicos dentistas deslocar-se-ão ao Centro Social da Juventude de Belinho para dar início ao programa, sendo que, além desta instituição, a iniciativa conta com a adesão da Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, da Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, do Centro Social da Juventude Unida de Marinhas e da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

A Associação Mundo a Sorrir, em atividade desde 2005, tem sido pioneira neste tipo de associativismo em Portugal, desenvolvendo a sua atividade a nível nacional e internacional, através de programas de saúde e apoio ao desenvolvimento sustentado, visando a promoção e a valorização do princípio da equidade do direito à Saúde Oral.