Esposende organiza Torneio Internacional de Basquetebol

22 Jun
O Município de Esposende, em parceria com a Federação Portuguesa de Basquetebol e a Associação de Basquetebol de Braga, vai levar a efeito o Torneio Internacional de Esposende, entre os dias 9 e 11 de julho, no Pavilhão Municipal de Fão. A competição vai contar com a participarão das seleções sub-18 masculinas de Portugal, Bélgica e Holanda, envolvendo cerca de meia centena de atletas.

O evento foi apresentado esta manhã, em sessão realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, na qual foi assinado o protocolo de colaboração entre as referidas entidades, com vista à realização do torneio.

Esta primeira edição do Torneio Internacional de Esposende sucede ao Torneio Intercontinental, realizado o ano passado, com o mesmo objetivo de incremento da prática da modalidade no concelho, a que se associa a promoção turística.

A abrir a competição, no dia 9, quinta-feira, às 20h30, defrontam-se Portugal-Holanda, no dia 10, sexta-feira, à mesma hora jogam a Holanda e a Bélgica, e, por fim, no dia 11, sábado, será o jogo Portugal- Bélgica. Todos os jogos têm entrada livre.

Em representação da Câmara Municipal, o Vice-Presidente, António Maranhão Peixoto, reiterou a total abertura do Município para colaborar na realização de eventos que contribuam para fomentar a modalidade, atraindo cada vez praticantes, numa estratégia que se enquadra no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE).

Realçando a importância das parcerias, António Maranhão Peixoto saudou a cooperação estabelecida com a Federação Portuguesa de Basquetebol e com a Associação de Basquetebol de Braga, agradecendo a disponibilidade destes organismos na realização deste torneio, que promete atrair a Esposende muitos admiradores da modalidade.

Em representação da Federação Portuguesa de Basquetebol, esteve presente o Vice-Presidente, Vitor Ferreira, que apontou a Câmara Municipal de Esposende como “um parceiro estratégico muito importante” no desenvolvimento da modalidade e afirmou a disponibilidade da Federação para continuar a colaborar. O dirigente elogiou a política desportiva do Município, que, notou, elege o desporto como um pilar fundamental do desenvolvimento do concelho. Realçou particularmente o facto de o desporto ser encarado não só como uma marca associada à competição, mas como um produto turístico, económico e social, considerando que é uma mais valia com reflexos positivos a vários níveis.

O Presidente da Associação de Basquetebol de Braga, Fernando Monteiro, agradeceu à Câmara Municipal a colaboração, que tem possibilitado fazer crescer a modalidade no concelho, sendo já quatro dezenas os atletas a praticar basquetebol, e expressou a expetativa de que a evolução positiva se mantenha. Terminou, manifestando total disponibilidade para continuar a cooperar com o Município com vista à promoção do basquetebol.

Mário Batista, Presidente da Comissão Nacional de Minibasquete, manifestou agrado pela realização de mais evento de basquetebol no concelho, dizendo que “é com muita satisfação que vejo um projeto a desenvolver-se em Esposende”.

Por sua vez, o Diretor Técnico do Comité Nacional de Minibasket, António Araújo, referiu que, paralelamente ao Torneio Internacional de Basquetebol, Esposende vai acolher, de 5 a 11 de julho, o 26.º Jamboree, um encontro nacional de atletas de Minibasket, que irá contar com a participação de 72 jovens dos 10 aos 12 anos, 20 dos quais do concelho. Trata-se de uma organização conjunta do Município e do Comité Nacional de Minibaskete, que a par da vertente desportiva, integra um programa social/lúdico, que possibilitará dar a conhecer Esposende, como destacou António Araújo, assinalando que “é um evento muito marcante para as crianças”.